O Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e preservação da música brasileira que já patrocinou mais de trezentos projetos e 1250 produtos culturais em dez anos de atuação, recebe, a partir de hoje, 31 de maio, inscrições de propostas de novos trabalhos (CDs, DVDs e outros) e projetos de registro e difusão (filmes, livros, pesquisas, digitalização de acervos e outros produtos culturais).
As inscrições estão abertas de 31 de maio a 24 de junho e o regulamento completo e formulário de inscrições estarão disponíveis no www. naturamusical.com.br. No total, serão oferecidos 4,6 milhões para os editais nacional (1,8 milhão) e regionais: Bahia e Pará (1 mi por Estado) e Rio Grande do Sul (800 mil), com apoio da Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e do ICMS nos Estados.
O Edital Natura Musical Rio Grande Sul, criado especialmente para os artistas do estado, chega à terceira edição com nove projetos selecionados e investimento de R$1,6 milhões. O Nos próximos meses, chegam ao público os novos discos e turnês de Guri Assis Brasil e Tonho Croco, o DVD Alma Farroupilha, do Maestro Tasso Bangel, o projeto de preservação e legado GEMA, que vai fazer registros multimídia das nuances que compõem o universo da música regionalista gaúcha, além do songbook de Luiz Carlos Borges, após o lançamento, no ano passado, dos discos e turnês de lançamentos de Filipe Catto, Nei Lisboa e Thiago Ramil.
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Pessoas físicas e jurídicas, produtores artísticos e culturais, músicos, grupos, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais que atendam às exigências para inscrição nas leis de incentivo poderão enviar propostas. Os projetos passarão pelas etapas de validação, análise técnica e por uma comissão de especialistas do mercado, formada por críticos, produtores, jornalistas, músicos e pesquisadores, que se renova anualmente para garantir a diversidade e transparência do processo.
O Natura Musical está aberto a projetos de qualquer área artística com foco em música brasileira. Segundo Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura, “o Natura Musical buscaprojetos que combinem a diversidade de ritmos brasileiros com conceitos sonoros universais, capazes de valorizar nessa mistura criativa uma beleza que encanta e desperta o interesse de públicos diversos”. Além da adequação a esse conceito do programa, os critérios para a seleção dos projetos são: Excelência, Relevância cultural, Potencial de mobilização, Visibilidade, Viabilidade de execução, Democratização do acesso, Inovação e Relação Custo x Benefício.
O Edital Natura Musical RS tem duas categorias: Lançamento de novos trabalhos e Registro e Difusão – e o teto para patrocínio nos dois casos é o mesmo, definido por lei estadual: RS – até 240 mil.
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No edital nacional haverá também a categoria voto popular, para artistas que desejem lançar seu primeiro ou segundo trabalho. A comissão de especialistas avaliará os artistas inscritos e indicará cinco finalistas que participarão da campanha online para que o público escolha dois contemplados. Desta forma, o programa compartilha com o público suas escolhas, respeitando a curadoria do programa, mas apostando no potencial de mobilização dos artistas em início de carreira. A votação popular foi realizada pela primeira vez no ano passado e teve a participação intensa de fãs dos concorrentes, além do endosso de diversos artistas jovens e consagrados. Os vencedores foram o cantor pernambucano Almério e a banda sergipana Coutto Orchestra e seus álbuns estão previstos para lançamento no segundo semestre.
Os Editais Natura Musical foram criados em 2005 para fazer uso responsável e transparente de um recurso oferecido pelas leis de incentivo. “Nesse período, nossa opção pelo patrocínio da música brasileira, em sintonia com o compromisso da Natura com a valorização da cultura e diversidade do Brasil, demonstrou resultados para a construção da marca”, afirma Fernanda. A renovação desse compromisso por meio dos editais também se conecta com a evolução de seu posicionamento institucional da Natura. “Acreditamos no potencial da música de levar para nossos consumidores experiências prazerosas, ampliando seu contato com a beleza em toda a sua diversidade e reafirmando nosso comprometimento com a sustentabilidade e o fomento da produção musical”, complementa.
SERVIÇO
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Inscrições e atendimento a proponentes
Inscrições abertas: 31 de maio a 24 de junho, exclusivamente pelo site http://natura.sponsor.com/
Durante a etapa de seleção, os projetos selecionados serão solicitados a realizar suas inscrições.
Esclarecimento de dúvidas, solicitações ou outras questões: (11) 5056-9837 ou e-mail edital@naturamusical.com.br.
Sobre o Natura Musical – O Natura Musical nasceu em 2005 com o objetivo de estimular a cadeia da música em suas mais variadas formas de produção e consumo, contribuindo para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura e para o lançamento de álbuns e shows que já entraram para a história recente da música brasileira como grandes momentos, como os primeiros discos de Marcelo Jeneci e sucessos mais recentes como os discos A Mulher do Fim do Mundo de Elza Soares, e Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, de Emicida. Por meio dos editais, o programa patrocina projetos de diversos formatos e estágios. Além do lançamento de produtos culturais, fomenta uma programação nacional de shows e apresenta em suas plataformas digitais lançamentos em streaming ou download gratuito de singles e obras completas, entre outros conteúdos musicais.
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