O Natal de 2015 teve números negativos para os shoppings centers brasileiros. Neste ano, o segmento registrou o pior volume de compras em dez anos, segundo dados divulgados neste sábado, 26, pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Conforme o jornal Correio do Povo, as vendas caíram 2,8% em termos reais, já descontada a inflação, fechando o período como o pior já registrado pela série histórica, que teve início em 2005.
Os dados da pesquisa foram apurados entre 150 empresas de varejo que reúnem cerca de 7,5 mil lojas, levando em conta as vendas de 1º de dezembro ao dia 24, véspera de Natal. “O mercado como um todo já esperava por um resultado desses. Os estoques estavam altos, desde o início do ano, e o consumidor estava mais receoso”, afirma Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Alshop.
Na comparação com 2014, os segmentos que apresentaram aumento no volume de vendas foram os de perfumaria e cosméticos, com alta de 3,7%, seguidos pelo de joias e relógios, com crescimento de 3,2%. Por outro lado, os artigos de decoração para o lar caíram 13,3%. Até mesmo a venda de brinquedos, que geralmente tem mais procura do que outros setores, apresentou queda de 0,8%.
Publicidade
This website uses cookies.