Saúde e Bem-estar

Natação infantil: atividade prazerosa e muito saudável

A prática de esportes é muito importante para o crescimento das crianças, pois, além de promover a diversão, também contribui para um melhor desenvolvimento físico e mental. E um dos esportes mais queridos entre os pequenos é a natação. Além de ser um dos mais completos, é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticado na água, despertando uma sensação de prazer e bem-estar.

As professoras de natação da Clínica Antonio’s, Ana Paula Pereira Falleiro, Naluã Batista e Fernanda Borges Voos, explicam que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que as crianças iniciem a aula de natação a partir dos 6 meses de idade. Esse período é importante porque o ouvido do bebê já está desenvolvido por completo para impedir a entrada da água na região. Além disso, diminui a probabilidade de infecção, uma vez que o pequeno já está imunizado contra algumas doenças.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Publicidade

Conforme destaca Ana Paula, é importante entender que aprender a nadar não serve somente para prevenir um possível afogamento, ou para curtir a piscina com os amigos no final de semana. Os benefícios da prática regular vão muito além, e envolvem sua saúde e forma física. “A criança que pratica natação é estimulada de forma diferente em comparação a outras atividades físicas infantis. Existem benefícios que só temos quando estamos na água. A natação é um esporte completo para crianças e bebês, desenvolve as habilidades motoras e cognitivas”, acrescenta Naluã.

Aluno aplicado

Cristiane Schuck, mãe de Leonardo, de quatro anos, que frequenta as aulas há cerca de dois anos, conta que ela e o marido sempre acharam importante colocar o filho nas aulas de natação, tanto para o seu desenvolvimento psicomotor e respiratório como também para evitar acidentes, já que eles possuem piscina em casa. “A natação na vida do meu filho é muito importante. As aulas ajudam no desenvolvimento físico e mental. Leonardo é uma criança atípica e desde o diagnóstico do autismo realiza as aulas de natação. Os benefícios são vários: ajuda na coordenação motora, além de trabalhar habilidades sociais e desenvolver a confiança ao entrar em contato com a água”, garante.

LEIA TAMBÉM: Fibromialgia: Estado dá orientações sobre diagnóstico e tratamento pelo SUS

Publicidade

E o inverno não é empecilho para que ele continue na atividade. Cristiane afirma que é bem tranquilo, apesar do frio. “O que acho importante são os cuidados de proteção para amenizar a sensação de frio, como levar o chinelo à beira da piscina e usar roupão e roupas quentes ao sair. Até mesmo para imunidade é importante manter a rotina com as aulas, tendo em vista os benefícios que tanto ajudam o desenvolvimento do Leonardo dentro do espectro”, conclui.

Alguns benefícios da natação

Desenvolvimento psicomotor e concentração

Na piscina, a criança experimenta diferentes movimentos e posições, tem maior liberdade. Com isso, são estimulados os movimentos e a consciência corporal. É um esporte que exige coordenação, tanto física como mental, movimento de braços, pernas, cabeça e tronco, coordenados com a respiração. A experiência acelera e facilita o desenvolvimento motor, o foco, a agilidade e a concentração.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Deputado quer regulamentar lei que exige comprovação de vacina contra o HPV no ato de matrícula

Autoconfiança e autoestima

Conquistar novas habilidades em um ambiente diferente é sempre um desafio para todos. Quando a criança percebe que é capaz de superar esses desafios e medos, que consegue realizar um movimento novo e diferente, aumenta a segurança e a confiança em si mesma.

Publicidade

Equilíbrio

A água apoia e segura o corpo, isso porque a densidade e a viscosidade da água são maiores do que a do ar, facilitando os movimentos que a criança ou o bebê estão aprendendo. Quando a criança tem dificuldade para caminhar, por exemplo, se torna muito mais fácil na piscina em comparação ao solo, e isso acelera o aprendizado da caminhada; uma vez que ela consegue caminhar na piscina, se torna mais fácil caminhar fora dela.

Prevenção de afogamento

Publicidade

Desenvolver nado, mergulho e deslocamento na piscina. Saber nadar é importante em todos os meses do ano. Crianças que praticam natação estão mais seguras o ano todo.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz volta a registrar morte por Covid-19

Previne e combate a obesidade infantil

O esporte também ajuda na prevenção e no combate da obesidade. Ele trabalha diversas partes do corpo e não gera grandes impactos nas articulações como em outras atividades.

Alívio do estresse e ansiedade, melhora do sono

Devido ao aumento de endorfinas no cérebro, a natação ajuda as crianças a aliviar efetivamente o estresse. Além disso, os pequenos desenvolvem um estilo de vida equilibrado pela rotina incentivando a diminuir o uso de telas (celular, televisão, computador…).

Fortalecimento pulmonar

Os exercícios dentro da piscina contribuem para aumentar a troca de ar nos pulmões. Quando dentro da água, ela exerce uma pressão (a pressão hidrostática) em todo o corpo, e é preciso fazer mais força para inspirar, mas facilita a expiração. Esses movimentos fortalecem a musculatura respiratória, mobilizam a secreção e aumentam a capacidade pulmonar, trazendo conforto respiratório para a criança.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.