Regional

Nasce o primeiro animal da Expointer 2022

Um filhote macho da raça brangus, de 40 quilos, é o primeiro animal a nascer na 45ª Expointer. Mãe e terneiro passam bem, enquanto se conhecem melhor no “berçário” junto à pista J, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A dupla é da Cabanha Juquiry, de Uruguaiana. A mãe não é novata em Expointer: Juquiry Te9073 Trump 8141yas também havia parido na edição do ano passado.

Como animal de argola, mamãe esteve presente na manhã desta segunda-feira, 29, na pista 6, quando houve o julgamento de brangus, para disputar a categoria de fêmeas de 32 a 38 meses.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana de recordes na 45ª Expointer

Publicidade

O terneirinho ainda não foi batizado. “Aceitamos sugestões”, brinca o veterinário da cabanha, João Carlos Pinheiro. O parto ocorreu às 11h30 desse domingo, 28, sem intercorrências, com auxílio dos alunos de medicina veterinária da UFRGS, orientados pelo professor André Dalto. “Estamos aqui de plantão e fomos chamados para acompanhar o parto. Os alunos puderam observar e gostaram bastante da experiência, foi uma aula para a gurizada que está participando do plantão da Expointer”, conta o professor.

A equipe de alunos, do primeiro ao décimo semestre, está se revezando em plantões de 24 horas para dar assistência aos animais. “Estamos com alerta para mais três partos nessa Expointer nos próximos dias”, conta Dalto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.