Categories: Geral

Nasa planeja duas novas missões a Vênus, as primeiras em décadas

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nessa quarta-feira, 2, planos para lançar duas novas missões científicas a Vênus entre 2028 e 2030 – as primeiras em décadas – para estudar a atmosfera e a história geológica do vizinho planetário mais próximo da Terra.

A agência espacial dos Estados Unidos disse que está disponibilizando cerca de US$ 500 milhões para o desenvolvimento de cada uma das duas missões, apelidadas de Davinci+ (abreviação de Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases, Chemistry and Imaging) e Veritas (um acrônimo para Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topografia e Espectroscopia).

LEIA MAIS: Molécula rara em Vênus pode indicar presença de vida extraterrestre

Publicidade

A Davinci+ medirá a composição da densa atmosfera de Vênus para melhorar a compreensão de como ela evoluiu, enquanto a Veritas mapeará a superfície do planeta para ajudar a determinar sua história geológica e por que se desenvolveu de forma tão diferente da Terra, informou a Nasa.

A Davinci+ também deve proporcionar as primeiras imagens de alta resolução de características geológicas únicas em Vênus, que podem ser comparáveis ​​aos continentes da Terra e sugerem que Vênus tem placas tectônicas, de acordo com o anúncio da Nasa.

LEIA TAMBÉM: ‘Super-Terra’ pode ter pistas sobre atmosferas em planetas distantes

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.