Geral

Nasa encontra poços na Lua com temperaturas “confortáveis” para humanos

A agência espacial americana (Nasa) informou que cientistas descobriram locais sombreados dentro de poços na Lua que têm temperatura constante em torno de “confortáveis 17 graus”. Os pesquisadores financiados pela Nasa utilizaram dados da espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). A descoberta abre perspectivas para a exploração lunar.

Dois dos poços mais proeminentes têm saliências visíveis que, segundo a Nasa, “claramente levam a cavernas ou vazios”. Os cientistas acreditam que essas saliências sejam as responsáveis pela temperatura perene – limitando o calor durante o dia, e impedindo que esfrie tanto de noite.

LEIA TAMBÉM: ‘Super-Terra’ pode ter pistas sobre atmosferas em planetas distantes

Publicidade

Mas por que isso é tão importante? Um dia na Lua dura cerca de 15 terrestres. Durante o período, a superfície do satélite natural é constantemente bombardeada pela luz solar e atinge temperaturas elevadas, de até 127 graus. As noites também são extremamente frias e chegam aos 173 graus negativos. Desde 2009, quando esses poços foram descobertos, cientistas se perguntam se eles levam a cavernas que podem ser exploradas e usadas como abrigo, já que a superfície lunar não é tão “amigável”.

Foto: NASA/Divulgação

Explorar a Lua é um dos principais objetivos da agência americana. “Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las”, completou Noah Petro, do Goddard Space Flight Center da Nasa. “Os humanos evoluíram vivendo em cavernas, e para as cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua”, lembrou David Paige, coautor da pesquisa.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores brasileiros descobrem novos exoplanetas

Publicidade

O lançamento da missão da Nasa que vai retornar à Lua, a Artemis I, já tem três possíveis datas: 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro. Nessa terça-feira, 26, a agência divulgou um trailer da missão, que mostra o foguete Space Launch System (SLS) e simula a desconexão da cápsula Órion.

LEIA TAMBÉM: Molécula rara em Vênus pode indicar presença de vida extraterrestre

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.