Romilda Ana Petry, de 83 anos, tinha acordado há pouco. Após alimentar os gatos, que cuida com carinho, colocou o leite para ferver. Uma rotina que repete todos os dias em sua casa no Bairro Leopoldina, em Vera Cruz. Quando percebeu que alguém abria a porta da cozinha, bem próximo ao fogão, não tirou o olho do leite, que podia derramar. Pensou que fosse o neto, que costuma visitá-la. Não era. “Me dá o dinheiro. Não grita que eu te mato”, ameaçou o ladrão.
Segurando a idosa pelo pescoço, o criminoso a obrigou a seguir com ele até o quarto, onde passou a revirar tudo em busca de dinheiro. “Eu não tenho dinheiro.” O bandido seguia à procura de algo de valor. “Até o colchão da cama ele levantou.” “Eu não gritei. Não podia gritar. Ele dizia: eu te mato. Fica quieta.” O bandido encontrou algumas cédulas e um celular. Antes de fugir, trancou a idosa no banheiro.
“Ele me empurrou lá pra dentro e chaveou a porta. Não sei como não morri. Quando eu lembro assim, depois que passou tudo, parece que é mentira, que não aconteceu. Ainda bem que ele não me fez nada.” Assim que o assaltante deixou a casa, a aposentada começou a gritar, pela pequena janela do banheiro, para que uma vizinha a socorresse. “Ela veio de lá, abriu a porta e telefonou para os meus filhos”, contou.
Publicidade
Um dos filhos de Romilda seguiu até Vera Cruz. Ele chegou a fazer contato com a Brigada Militar, mas a guarnição estava atendendo outra ocorrência. A partir das características do assaltante, conseguiu localizar um suspeito, mas não chegou a abordá-lo, por receio de que estivesse armado. O filho da vítima procurou a Polícia Civil e pediu ajuda para tentar prender o criminoso. No entanto, quando os policiais se dirigiram ao local, o suspeito não estava mais lá. O caso é investigado.
Relembre
Publicidade
Ainda nesta semana, outra idosa foi alvo de um assaltante, em Santa Cruz do Sul. A vítima foi rendida no Bairro Faxinal Menino Deus, dentro de casa. O ladrão chegou a retirar algumas telhas da casa para poder entrar na moradia, que é cercada com grades, e arrombou um cadeado. Após agredir a idosa com socos e com uma barra de ferro, ele ameaçou matá-la com uma faca. A vítima, no entanto, conseguiu fugir e pedir socorro aos vizinhos. O ladrão escapou pelo telhado, mas acabou preso pela Brigada Militar logo depois.
Casal é assaltado no Universitário
Também em Santa Cruz, um assaltante invadiu uma residência na noite de terça-feira, no Bairro Universitário. Conforme a Brigada Militar, um homem armado e encapuzado rendeu um casal, que ficou trancado em um dos cômodos da casa.
Além do carro do casal – um Fiesta Hatch prata, placas IMF 6393, de Passo do Sobrado –, o criminoso ainda levou carteiras e uma quantia em dinheiro. Ninguém ficou ferido. Até a noite dessa quarta-feira, o automóvel ainda não havia sido recuperado. O caso agora vai ser investigado pela Polícia Civil.
Publicidade
Supermercado
Um supermercado também foi alvo de assaltantes na noite dessa terça-feira, em Santa Cruz do Sul. Por volta das 20 horas, dois homens armados invadiram o estabelecimento, localizado no Bairro Santo Inácio. Segundo a Brigada Militar, eles levaram uma quantia não divulgada. Testemunhas teriam avistado um veículo Celta, de cor azul, que teria auxiliado os criminosos durante a fuga. A Brigada Militar fez buscas, mas até o momento ninguém foi preso. (Com informações de Aline Silva, da Rádio Gazeta AM).
Publicidade