ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“Não se pode estabelecer um estado de sítio”, diz presidente da ANJ sobre restrições à imprensa

Uma sequência de restrições impostas a veículos de imprensa vem motivando críticas de constitucionalistas e entidades. Em entrevista nessa quinta-feira, 20, à Gazeta do Sul, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), o santa-cruzense Marcelo Rech, afirmou que o combate à desinformação não pode se confundir com censura prévia e que a naturalização de decisões como essas representa uma ameaça à democracia.

A decisão mais recente atingiu a emissora Jovem Pan, cujos comentaristas foram proibidos, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de fazer manifestações acerca da situação jurídica do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A intervenção vem sendo repudiada por entidades que representam o setor de comunicação, como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que em nota alegou que as restrições da legislação eleitoral “não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão”.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Esse não foi o primeiro caso na campanha atual. Apenas neste mês, ao menos cinco reportagens foram retiradas do ar por decisões do TSE, atingindo veículos como O Antagonista, Gazeta do Povo e R7. Em setembro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou a retirada de reportagens do Uol que tratavam sobre a compra de imóveis pela família do presidente Jair Bolsonaro (PL), decisão posteriormente revertida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

Marcelo Rech, Presidente da ANJ

Entrevista – Marcelo Rech, Presidente da ANJ

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta