Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

País

‘Não houve crime de responsabilidade fiscal pelo governo’, afirma Barbosa

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que não houve crime de responsabilidade fiscal no governo Dilma. “Se vocês atentarem para os números do Banco Central, depois da decisão do TCU, que ocorreu se não me engano em meados de dezembro, a própria tabela mencionada pelo BC o titulo é a evolução da dívida pública com base em acordo do TCU de dezembro de 2015”, explicou durante evento em São Paulo, promovido pelo Itaú.

“Feito esse acordo, o governo implementou as medidas necessárias. Se eu não me engano, o estoque de passivos que o TCU tinha apontado caiu de R$ 58 bilhões em novembro para R$ 11 bilhões em dezembro. Houve uma regularização dentro do próprio ano de 2015”, completou. 

Ele afirmou que respeita o parecer do relator do processo de impeachment da Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO), mas que discorda que houve “indícios minimos” que Dilma tenha cometido crimes de responsabilidade. 

Publicidade

“Eu quero dizer que está claro que não há crime de responsabilidade que justifique o impeachment da presidente da República”, disse Barbosa. “O ponto do governo é que todas as operações estão de acordo com a legislação em vigor, com a interpretação da autoridade de contas no momento de sua adoção”, avaliou.

No início de seu discurso, o ministro voltou a falar da necessidade de construir propostas econômicas para superar os atuais desafios que o País enfrenta.Ele ainda ressaltou os desafios de equilíbrio fiscal do governo, mas afirmou que a maior dificuldade é construir consenso em torno das políticas para que o Brasil consiga superar os problemas atuais. Segundo ele, no campo político, há discursos polarizados, “beirando o religioso e messiânico”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.