A grande procura pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem movimentado os postos de identificação do Rio Grande do Sul. No entanto, não é preciso ter pressa, informou o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Como o modelo atual só perderá a validade em 2032, os cidadãos ainda têm tempo para obter o documento.
A informação de que o prazo está acabando é incorreta. O que terminou, em 11 de janeiro, foi o tempo-limite para os Estados começarem a emitir a CIN, mas não o período para as pessoas fazerem a troca.
A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon, tranquilizou a respeito dos prazos. “Não há necessidade de providenciar a confecção do documento imediatamente. A população pode aguardar os meses de menor demanda, a partir de abril, para que se encaminhe com calma”, explicou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Agendamento online para obter carteira de identidade está gerando reclamações
Criada em 2022, A CIN vai substituir por completo a carteira atual, mas apenas na próxima década. Desde agosto de 2022, quando o Rio Grande do Sul iniciou a emissão, o IGP já expediu mais de 630 mil novos documentos, o que representa, em média, mil por dia.
Assim como ocorre com o modelo atual, a produção da primeira via é gratuita. A CIN vai transformar a identificação do cidadão. O documento terá um padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. A iniciativa tem o objetivo de melhorar os cadastros do governo, reduzir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação no Brasil.
Publicidade
Ela também possui uma versão digital, disponibilizada ao cidadão por meio da conta gov.br do governo federal, após a emissão do documento em papel. A CIN digital poderá ser acessada pelo aplicativo.
LEIA TAMBÉM: Prazo para ter a nova carteira de identidade vai até 2032 em Venâncio Aires
O que é necessário para obter a CIN?
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.