Categories: Geral

Não aguenta mais as formigas? Veja sugestão caseira para eliminar os insetos

O calor e a umidade trazem consigo uma visita indesejável para dentro das casas. São as formigas urbanas, que saem dos ninhos nessa época a fim de armazenar alimento para o inverno. Não há ambiente que escape do aparecimento frequente desses insetos em períodos em que as temperaturas são elevadas e as chuvas mais constantes. Mas saiba que uma das formas mais eficazes de eliminar o problema também está dentro das residências. Como muitas vezes esses bichinhos surgem em cozinhas, o uso de inseticidas não é o meio mais aconselhável. Além disso, o veneno costuma matar apenas as formigas que estão visíveis, as quais são a minoria, pois esse inseto busca se esconder em ambientes escuros e quentes, como eletrodomésticos e frestas atrás de azulejos e pisos. 

O professor do curso de Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, dá uma dica bem caseira: sabe aquele fermento químico em pó utilizado na produção de bolos e pães? Ele será o aliado perfeito nessa guerra. Köhler explica que esses insetos urbanos, de tamanhos variados, gostam de se alimentar de doces e sucos de frutas. Por isso, ele sugere misturar o fermento em pó com um punhado de açúcar e deixar no local onde as formigas são vistas. “Funciona para quase todas as formigas. Ao buscar o açúcar, elas acabam levando o fermento junto para o ninho. Isso provoca a produção de gás carbônico e os insetos morrem asfixiados”, conta.

Para evitar a entrada nas casas, Andreas orienta manter os ambientes limpos e utilizar telas nas aberturas para evitar a entrada das rainhas. Se o problema está fora da moradia, o professor diz que outro recurso caseiro, bem comum em localidades do interior, pode ser empregado. “Pode misturar uma porção, equivalente a duas mãos, de pó de tabaco com água, deixar no sol e esperar 24 horas. O calor vai liberar uma quantidade maior de nicotina, que ajuda a matar as formigas. Quando a água estiver escura, pode espalhar pelo pátio.” O biólogo comenta que, em geral, elas não costumam causar problemas de saúde para humanos, exceto as ardedeiras, que provocam dor intensa com o ferrão. Pessoas com alergias a insetos também podem sofrer incômodos maiores.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.