Na tarde desta terça-feira, 8, a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor tomou posse como a nova chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, em evento realizado no auditório Cícero do Amaral Viana no Palácio da Polícia. Além da chefe, a cerimônia também marcou a posse do novo subchefe de polícia, delegado Fábio Motta Lopes.
Nadine Tagliari Farias Anflor, que é delegada de polícia desde o ano de 2004, é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de polícia no Estado. Nadine também foi a primeira coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de todo o Estado e a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia (Asdep).
A nova chefe de polícia falou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por todos os chefes de polícia que a antecederam, com a certeza que todos buscaram o crescimento da instituição. Para a delegada Nadine, a Polícia Civil seguirá dando prioridade às elucidações de crimes de homicídio, inquéritos de lavagem de dinheiro, investigação de crimes patrimoniais, violência doméstica e familiar, combate ao tráfico e organizações criminosas, além de crimes contra a administração pública.
Publicidade
A delegada Nadine leu um trecho do discurso de posse do governador Eduardo Leite: “Quero que possamos construir uma Polícia Civil onde quase não se perceba de quem partiu a iniciativa quando ela for boa para a segurança e para a sociedade. Administraremos a várias mãos. Não quero ter a razão sempre. Não quero a autoria. Não preciso de elogios, mas quero uma Polícia Civil forte, quero que seus policiais sejam sempre reconhecidos e que a segurança pública realmente aconteça.”
Durante sua fala, O governador do Estado, Eduardo Leite, destacou a capacidade, idoneidade, valores, trabalho e trajetória da delegada Nadine, celebrando o fato de uma mulher ocupar pela primeira vez o cargo de Chefe de Polícia do RS.
O vice-governador do Estado e secretário de Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, citou a necessidade de promover a integração da segurança pública, do trabalho com inteligência, organização e metas, além de investimentos na área de segurança pública.
Publicidade
O delegado Emerson Wendt, que deixou o cargo de chefe de polícia, em seu discurso agradeceu ao delegado Leonel Fagundes Carivali, subchefe de polícia durante sua gestão, bem como a todos os integrantes da instituição pelo trabalho realizado, desejando sucesso à nova chefe de polícia e sua equipe.
Além do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e do vice-governador do Estado e secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Junior, também prestigiaram o evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Marlon Santos; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro; do Dr. Luciano Vaccaro, coordenador do Centro de Apoio Criminal e de Segurança Pública, representado o procurador-geral da Justiça no Estado, Dr. Fabiano Dallazen; do defensor público geral do Estado, Dr. Cristiano Vieira Heerdt; além de diversas autoridades de outros órgãos, instituições e profissionais da imprensa.
Publicidade