GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Nadador Daniel Dias vai se aposentar após a paralimpíada em Tóquio

O nadador brasileiro Daniel Dias revelou nesta terça-feira, 12, pelo Instagram, que vai encerrar sua carreira de atleta profissional este ano, depois de participar da Paralimpíada de Tóquio (Japão), marcada para o período de 23 de julho a 8 de agosto. Considerado um expoente da natação e do esporte paralímpico, o atleta disse que planeja conquistar mais cinco medalhas na edição 2021 da Paralimpíada.

“Estou muito feliz porque esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e já venho com plano de anunciar a aposentadoria. Eu sou muito grato a Deus pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria onde cheguei. Se eu fosse escrever, lá quando eu comecei, há 16 anos, tudo que eu conquistei, acho que eu jamais iria conseguir, escrever isso, jamais ia colocar nas palavras nessa carta, se eu fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi”, disse Dias, visivelmente emocionado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: COI expressa confiança nos Jogos em meio à alta de Covid-19 no Japão

Publicidade


O brasileiro se tornou o maior nadador paralímpico do mundo, com 24 medalhas, na Olimpíada Rio 2016, quando faturou quatro ouros, três pratas e dois bronzes. Mas a coleção de medalhas em grandes competições é bem maior: são ao todo 97 conquistas (33 ouros em Jogos Parapan-Americanos; e 40 medalhas em Mundiais, das quais 31 de ouro).  

Em 2016, Daniel Dias foi apontado pela terceira vez como melhor atleta com deficiência do ano, com o prêmio Laureus Sports Awards, popularmente chamado de “Oscar do Esporte”. O brasileiro já havia conquistado o título em 2009 e 2013.

Publicidade


Sobre o futuro após a aposentadoria, o atleta adiantou que pretende continuar perto das piscinas, abraçando outras missões. “Hoje eu vejo que eu posso continuar na natação de outra maneira, fazendo outras coisas e ajudando ainda mais a fazer a natação a ser uma referência no país e no mundo. Eu sempre estarei perto do esporte, da natação. O esporte transformou a minha vida e eu quero contribuir dessa maneira, ajudando ainda mais”, concluiu.

LEIA TAMBÉM: COI anuncia novas datas para Olimpíada e Paralimpíada do Japão em 2021

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta