Categories: Regional

Na UTI, recém-nascida espera por cirurgia cardíaca

Com apenas três dias de vida, a pequena Lívia, filha de Deise Carolina da Silva, de 31 anos, está internada na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz (HSC), onde aguarda por uma cirurgia cardiovascular de emergência. Ela nasceu com cardiopatia congênita, um tipo de má formação da estrutura do coração. Como o município não tem referência nesse tipo de tratamento, a recém-nascida precisa ser encaminhada para Porto Alegre. Porém, não há leitos disponíveis no momento. O HSC já solicitou uma vaga à Central de Regulação de Leitos do Estado e a expectativa é de que Lívia tenha prioridade na fila.

A mãe relatou ter procurado o Ministério Público na tarde desta quinta-feira, 11, e ser orientada a entrar em contato com a direção do HSC. Ao chegar ao hospital por volta das 17 horas, no entanto, Deise não encontrou a equipe diretiva, cujo expediente já havia encerrado. Nesta sexta ela deve tentar um segundo contato com 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, para a qual telefonou também na tarde de ontem. A assessoria do HSC informou que todas as medidas cabíveis já foram adotadas e que, para agilizar o processo, a mãe deve acionar a Justiça. 

Em Santa Cruz não há médicos que façam esse tipo de cirurgia neonatal. Portanto, mesmo que a família tivesse condições de arcar com a operação, a recém-nascida precisaria ser levada a Porto Alegre. Três hospitais da Capital possuem referência nessa área: o Hospital da Criança Santo Antônio, o Hospital de Clínicas e o Instituto do Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.