Colunistas

Na luta pelo Instituto Federal

Santa Cruz do Sul é, há décadas, um dos mais referenciais polos de educação e de qualificação em todas as áreas profissionais e humanas no Rio Grande do Sul. Para essa cidade, ao longo de décadas, acorreram gerações de jovens e de pessoas das mais diversas idades em busca de aperfeiçoamento em suas áreas de atuação ou naquelas para as quais se sentiam inclinados. A oferta atual de instituições e de cursos para o aprimoramento é ampla, e contempla segmentos como o de tecnologias avançadas, na linha das startups ou do universo digital.

A esse panorama pode, agora, se agregar nova possibilidade: a comunidade sonha com a implantação de um Instituto Federal, nos moldes de inúmeros outros já atuantes em diferentes cidades e regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. Com a concretização de uma estrutura nesses moldes, Santa Cruz passaria a contar com mais um espaço privilegiado, e diferenciado, capaz de formar estudantes em um leque de áreas técnicas para as quais se sintam vocacionadas. Cada instituição, cada empreendimento novo que se instala na cidade é mais um espaço que se une a esse setor, o educacional, fundamental na socioeconomia, uma indústria virtuosa de formação pessoal.

LEIA TAMBÉM: A cultura impulsiona a socioeconomia

Publicidade

Em sua edição de terça-feira, a Gazeta do Sul compartilhou a informação de que o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) passará a contar com um polo da Faculdade do Comércio – Rio Grande do Sul (FAC-RS). Será uma das primeiras regiões do interior gaúcho a oferecer 16 cursos de graduação e pós-graduação, em formato EaD, para diferentes áreas, numa iniciativa digna de todos os aplausos e que certamente contribuirá, e muito, para a qualificação no setor de comércio e de serviços.

Já na quarta-feira o Comitê Regional Pró-Instituto Federal em Santa Cruz do Sul, tendo à frente o vereador Alberto Heck (PT), definiu ações que visam atrair um IF para a cidade. A esse esforço e a esse empenho de convencimento e sensibilização toda a equipe de produção de conteúdos da Gazeta do Sul se une, e a ele se engaja, convicta de que Santa Cruz não apenas merece, como precisa contar com estrutura nesses moldes. Em nossas edições, como na de quinta-feira, bem como pelo Portal Gaz e pela Rádio Gazeta FM 107,9, dimensionamos os pontos que tornam Santa Cruz boa candidata a sediar essa instituição. Mais do que evidenciar que a cidade e a região têm chance de serem contempladas com um IF, o que se declara é que Santa Cruz “quer” um IF.

Em um polo regional e estadual já tão fortalecido, com localização estratégica, equidistante no mapa gaúcho, permitindo acesso rápido e seguro a partir de todos os quadrantes, o IF tenderia a se apresentar como mais um elemento a contribuir para a qualificação das atuais e futuras gerações, em todas as áreas.
Boa leitura, e bom final de semana. E que venha o IF!

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.