Se a Marechal Floriano fosse a Marquês de Sapucaí, do Rio de Janeiro, no domingo seria a vez do desfile da Escola de Samba Unidos do Fritz. Com dez alegorias, 32 alas e 3,3 mil figurantes, o desfile temático de domingo promete não ficar devendo em nada à Estação Primeira de Mangueira, expoente do Carnaval carioca.
Conforme o mentor dessa atividade, o diretor artístico do desfile, Sérgio Ávila, o público deverá se surpreender com a riqueza de detalhes das alegorias e com a quantidade de figurantes que vão desfilar. “A gente preparou um desfile mais arrojado, com mais surpresas, mais efeitos, contando os 35 anos de história da festa”, frisa.
LEIA MAIS: Portal Gaz transmite ao vivo o desfile da Oktoberfest
Publicidade
Como uma ópera (só que, nesse caso, a céu aberto), a parada vem dividida em dois atos. Da comissão de frente ao carro número dois, os personagens da festa, como a família Fritz e o trio de soberanas, virão anunciando o tema do evento, História, Cultura e Tradição. Já o segundo ato desenvolverá, em oito alegorias e dezenas de alas, o tema, que ressalta a força da cultura alemã. “Teremos 3,3 mil figurantes desfilando em 32 alas e carros alegóricos. É quase como uma escola de samba do Rio de Janeiro”, comenta Ávila, que assumiu a função de responsável técnico pelo quinto ano consecutivo.
O início do desfile, na Rua Marechal Floriano, está marcado para as 10h30. A duração prevista é duas horas. A coordenação confirma a realização do evento, considerando que a previsão do tempo alerta para chuva a partir da tarde de domingo. A Rádio Gazeta 107,9 e o Portal Gaz transmitirão o primeiro desfile com som e imagem e comentários das equipes de reportagem da emissora e do portal de notícias.
Alegorias narram história, cultura e tradição
Publicidade
O primeiro setor do desfile apresentará a Festa da Alegria e seus personagens. A parada será aberta por uma comissão de frente formada por dançarinos do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Na sequência, os recepcionistas chegarão com a alegria da Oktoberfest. A comissão executiva será a terceira a desfilar. A “Fubica do Fritz” vai trazer o prefeito Telmo Kirst (PSD) e o ex-prefeito de Santa Cruz Arno Frantz.
O primeiro carro alegórico apresentará a família-símbolo da festa. Fritz, Frida, Max e Milli virão na alegoria, que será seguida pela ala da Excelsior Alimentos e a Bicicleta Zig-Zag-Zug. O grupo de danças alemãs Sonnenschein é o seguinte. O segundo carro virá com o trio de soberanas. A alegoria (única que teve permissão para ser fotografada) mostrará a coroa desenvolvida para o cenário do desfile.
A partir do terceiro carro, o desfile entra no tema central. A terceira alegoria virá com o tema História, Cultura e Tradição, ressaltando a bravura dos imigrantes. O quarto carro a desfilar é chamado de “O imigrante” e aprofunda a representação histórica dos antepassados. A alegoria de número cinco aprofunda a abordagem do tema, para evitar que os contemporâneos esqueçam-se dos imigrantes.
Publicidade
O carro seis é o da tradição, e apresentará trajes típicos de diferentes partes da Alemanha. Os jogos rurais ilustrarão a alegoria número sete. O carro oito vai comemorar os 35 anos de Oktoberfest, com bolo e as candidatas à corte, que desfilaram junto do trio eleito neste ano.
O carro nove chegará com o sabor e o tempero da culinária, mostrando a tradição e as festas de aniversário dos antepassados. Encerrando o desfile, o carro número dez, o Bierwagen (carro da cerveja), vai trazer uma das marcas das festas alemãs, como a Oktoberfest.
LEIA MAIS: CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA 35ª OKTOBERFEST
Publicidade