Agronegócio

Na Expoagro Afubra, lideranças demonstram insatisfação com o desfecho da COP-10

Nessa terça-feira, 19, o auditório central do Parque da Expoagro ficou lotado para um debate sobre os desdobramentos da 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), realizada no mês de fevereiro, no Panamá. O deputado federal Heitor Schuch (PSB), o deputado estadual Marcus Vinícius Almeida (PP) e o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, integraram a delegação de autoridades brasileiras e debateram o assunto, junto do presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider.

Com discurso inflamado, Schneider voltou a criticar os impedimentos da conferência para a participação dos brasileiros. “Se alguém passou próximo de uma lavoura de tabaco, não terá acesso à COP nem para escutar. Falar, então, está fora de qualquer possibilidade.” Ele lamentou ainda que outros países produtores tivessem em suas delegações oficiais até mesmo representantes dos produtores e da indústria, enquanto o Brasil não se esforçou nem para permitir o ingresso da imprensa. “Devemos nos preocupar, saímos de lá extremamente frustrados.”

LEIA MAIS: Veja o que fica da COP-10 e da MOP-3 para ser debatido

Publicidade

Já Santini usou a Expoagro como exemplo para dizer que é preciso mostrar mais ao resto do Brasil e ao mundo a pujança do tabaco e os benefícios socioeconômicos que a cultura proporciona às regiões onde está inserida. “O desafio é demonstrar que esse setor é diversificado e cuida do meio ambiente, sem falar da responsabilidade das empresas com a saúde e a educação dos produtores e suas famílias.” Reforçou ainda o posicionamento do governo do Estado. “Nós temos plena consciência da importância da cadeia produtiva, principalmente no que diz respeito à exportação.”

Por fim, Marcus Vinícius enfatizou o descontentamento com a posição do governo brasileiro, que no período anterior ao evento garantiu a participação dos deputados e da imprensa, mas não se movimentou para garantir isso. “Nós somos parlamentares, não somos representantes de empresas. Somos agentes públicos eleitos pela sociedade e temos, entre outros, o papel de fiscalizar.” Criticou ainda organizações que agem contra o setor e convidou os integrantes da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq) a visitarem a Expoagro e conhecerem de perto a realidade do fumicultor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.