Na dúvida sobre como escolher o melhor estofado? Veja dicas de especialista

Chegar em casa, ao fim do dia, e se aconchegar em um sofá confortável poderia ser, facilmente, classificado como uma das maravilhas do mundo. Mas este momento de tanta alegria depende inteiramente do estofado que nos recebe – afinal, o conforto é ligado a vários elementos. Especialista no assunto, Marinice Schuh, sócia-proprietária da Casa dos Estofados, afirma que há alguns itens que devem ser levados em conta na hora de escolher a peça-chave da sua sala. Antes de tudo, ressalta: “Tem que sentar em um sofá para escolher!”

Marinice e Susana Schuh são sócias-proprietárias da empresa e especialistas no assunto | Foto: Rafaelly Machado

Os pontos importantes

Modelo e material

O modelo do sofá vai ditar todas as demais escolhas feitas, por isso deve ser levado em conta logo de cara. É possível escolher entre uma infinidade de tipos, como retrátil, fixo, por módulos, de canto etc. O material também é um tópico bastante pessoal, porque depende do gosto de cada pessoa. Há opções com mola, espuma, fibra, com mais firmeza ou mais confortáveis.

LEIA MAIS: Confira utensílios ideais para preparar bons drinques

Publicidade

Tecido

Pular a etapa da escolha do tecido do seu sofá pode te fazer acabar com um desconforto enorme, mesmo que o modelo seja perfeito. Isso porque cada pessoa tem um gosto diferente quando o assunto é o material do estofado (entre mais aveludado ou mais cru, por exemplo), além de poder combinar o tecido escolhido com o ambiente que já existe, criando harmonia com as cortinas e tapetes.

Objetivo e ambiente

Outro ponto muito importante é analisar qual é o objetivo daquele estofado. “Um sofá para receber visitas não vai ser um sofá mole, nem retrátil, para esticar as pernas, por exemplo, porque a visita não vai fazer isso. Por isso, um sofá retrátil ou com chaise (que é uma extensão do assento) normalmente é usado em salas de TV. Conforto total”, comenta Marinice. Considerar o tamanho do cômodo também é essencial, já que influencia na escolha do modelo e das próprias medidas do estofado.

Modelos X Ambientes

Sofá retrátil

Sofá retrátil | Foto: Rafaelly Machado

O sofá retrátil é a melhor opção para quem procura conforto e aconchego. Segundo Marinice, salas de TV são os ambientes ideais para este tipo de estofado, que tem uma grande profundidade e é reclinável. Não seria a melhor opção para utilizar no dia a dia, mas uma boa pedida para quem sempre acaba cochilando na sala enquanto maratona alguma série.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: As trends deste verão para a praia e a piscina


Retrátil com menos profundidade

Retrátil com menos profundidade | Foto: Rafaelly Machado

O estofado com menos profundidade do que o retrátil tradicional, é ideal para quem tem um espaço mais limitado, mas ainda sim não dispensa o conforto e maciez de um sofá retrátil e reclinável. Perfeito para apartamentos ou salas pequenas.


Sofá clean

Sofá clean | Foto: Rafaelly Machado

Em alta entre as tendências de mercado, o sofá clean é um dos queridinhos do momento. Funciona perfeitamente em salas menores, diferente do retrátil, que precisa de mais espaço em função da profundidade. Modelos como este permitem firmeza ao sentar, conforto e mantêm a postura mais ereta. Ideal para quem aprecia um estofado mais “firme”.

Publicidade


Sofá com chaise fixa

Sofá com chaise fixa | Foto: Rafaelly Machado

O sofá com chaise (extensão do assento) garante o conforto necessário para quem gosta de se esticar sobre o sofá ao fim do dia, mas mantém espaços perfeitos para receber visitas, por exemplo. Por isso, conforme Marinice, é ideal para quem utiliza uma única sala para os dois objetivos: família e visitas.


Sofá de couro

Sofá de couro | Foto: Rafaelly Machado

Para quem não abre mão de um toque de classe, mesmo nas horas de relaxamento, o sofá de couro é uma boa pedida. Ao mesmo tempo em que é confortável, mantém a elegância que só uma peça desse tipo possui. Marinice garante que ele vai bem em qualquer ambiente e tem como ponto-chave a maior durabilidade, já que o couro é natural.

LEIA MAIS: Saiba como deixar os ambientes cheios de energia para receber o novo ano

Publicidade


Sofá de canto em módulos

Sofá de canto em módulos | Foto: Rafaelly Machado

A versatilidade é o ponto principal do sofá de canto formado por módulos. Isso porque cada parte é independente, permitindo que o dono do móvel “monte” o modelo ideal para o seu espaço ou vontade. A peça que é usada na imagem como apoio ao centro, por exemplo, pode ser usada para criar um espaço com chaise. “O modelo funciona bem em qualquer ambiente”, garante Marinice.


Sofá-cama

Ideal para as residências com apenas um quarto ou para completar o ambiente de um escritório em casa, por exemplo, o sofá-cama é uma peça fundamental para quem quer acomodar as visitas com conforto. O modelo da imagem esconde sob o assento uma estrutura metálica que, quando aberta, projeta uma cama de casal completa. A estrutura garante facilidade na montagem e praticidade.


Poltrona elétrica

Um item luxuoso e que esbanja conforto, a poltrona elétrica é perfeita para ambientes voltados ao aconchego. Com controle de inclinação na lateral do móvel, ainda garante facilidade no manuseio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aprenda duas receitas de drinques para o verão

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.