Chegar em casa, ao fim do dia, e se aconchegar em um sofá confortável poderia ser, facilmente, classificado como uma das maravilhas do mundo. Mas este momento de tanta alegria depende inteiramente do estofado que nos recebe – afinal, o conforto é ligado a vários elementos. Especialista no assunto, Marinice Schuh, sócia-proprietária da Casa dos Estofados, afirma que há alguns itens que devem ser levados em conta na hora de escolher a peça-chave da sua sala. Antes de tudo, ressalta: “Tem que sentar em um sofá para escolher!”
Os pontos importantes
Modelo e material
O modelo do sofá vai ditar todas as demais escolhas feitas, por isso deve ser levado em conta logo de cara. É possível escolher entre uma infinidade de tipos, como retrátil, fixo, por módulos, de canto etc. O material também é um tópico bastante pessoal, porque depende do gosto de cada pessoa. Há opções com mola, espuma, fibra, com mais firmeza ou mais confortáveis.
LEIA MAIS: Confira utensílios ideais para preparar bons drinques
Publicidade
Tecido
Pular a etapa da escolha do tecido do seu sofá pode te fazer acabar com um desconforto enorme, mesmo que o modelo seja perfeito. Isso porque cada pessoa tem um gosto diferente quando o assunto é o material do estofado (entre mais aveludado ou mais cru, por exemplo), além de poder combinar o tecido escolhido com o ambiente que já existe, criando harmonia com as cortinas e tapetes.
Objetivo e ambiente
Outro ponto muito importante é analisar qual é o objetivo daquele estofado. “Um sofá para receber visitas não vai ser um sofá mole, nem retrátil, para esticar as pernas, por exemplo, porque a visita não vai fazer isso. Por isso, um sofá retrátil ou com chaise (que é uma extensão do assento) normalmente é usado em salas de TV. Conforto total”, comenta Marinice. Considerar o tamanho do cômodo também é essencial, já que influencia na escolha do modelo e das próprias medidas do estofado.
Modelos X Ambientes
Sofá retrátil
O sofá retrátil é a melhor opção para quem procura conforto e aconchego. Segundo Marinice, salas de TV são os ambientes ideais para este tipo de estofado, que tem uma grande profundidade e é reclinável. Não seria a melhor opção para utilizar no dia a dia, mas uma boa pedida para quem sempre acaba cochilando na sala enquanto maratona alguma série.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: As trends deste verão para a praia e a piscina
Retrátil com menos profundidade
O estofado com menos profundidade do que o retrátil tradicional, é ideal para quem tem um espaço mais limitado, mas ainda sim não dispensa o conforto e maciez de um sofá retrátil e reclinável. Perfeito para apartamentos ou salas pequenas.
Sofá clean
Em alta entre as tendências de mercado, o sofá clean é um dos queridinhos do momento. Funciona perfeitamente em salas menores, diferente do retrátil, que precisa de mais espaço em função da profundidade. Modelos como este permitem firmeza ao sentar, conforto e mantêm a postura mais ereta. Ideal para quem aprecia um estofado mais “firme”.
Publicidade
Sofá com chaise fixa
O sofá com chaise (extensão do assento) garante o conforto necessário para quem gosta de se esticar sobre o sofá ao fim do dia, mas mantém espaços perfeitos para receber visitas, por exemplo. Por isso, conforme Marinice, é ideal para quem utiliza uma única sala para os dois objetivos: família e visitas.
Sofá de couro
Para quem não abre mão de um toque de classe, mesmo nas horas de relaxamento, o sofá de couro é uma boa pedida. Ao mesmo tempo em que é confortável, mantém a elegância que só uma peça desse tipo possui. Marinice garante que ele vai bem em qualquer ambiente e tem como ponto-chave a maior durabilidade, já que o couro é natural.
LEIA MAIS: Saiba como deixar os ambientes cheios de energia para receber o novo ano
Publicidade
Sofá de canto em módulos
A versatilidade é o ponto principal do sofá de canto formado por módulos. Isso porque cada parte é independente, permitindo que o dono do móvel “monte” o modelo ideal para o seu espaço ou vontade. A peça que é usada na imagem como apoio ao centro, por exemplo, pode ser usada para criar um espaço com chaise. “O modelo funciona bem em qualquer ambiente”, garante Marinice.
Sofá-cama
Ideal para as residências com apenas um quarto ou para completar o ambiente de um escritório em casa, por exemplo, o sofá-cama é uma peça fundamental para quem quer acomodar as visitas com conforto. O modelo da imagem esconde sob o assento uma estrutura metálica que, quando aberta, projeta uma cama de casal completa. A estrutura garante facilidade na montagem e praticidade.
Poltrona elétrica
Poltrona elétrica fechada | Foto: Rafaelly Machado Poltrona elétrica aberta | Foto: Rafaelly Machado
Um item luxuoso e que esbanja conforto, a poltrona elétrica é perfeita para ambientes voltados ao aconchego. Com controle de inclinação na lateral do móvel, ainda garante facilidade no manuseio.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Aprenda duas receitas de drinques para o verão
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!