O quão difícil é criar uma criança para transformá-la em um cidadão com valores? São desafios que se apresentam e tornam pesada a responsabilidade que é encontrada no caminho da maternidade e da paternidade. Uma das palavras-chaves que se destacam na questão da criação é “tempo”. E não são apenas longas horas aplicadas à convivência com os filhos, mas sim tempo de qualidade; isto é, estar atento a eles, aproveitar ao máximo os momentos com brincadeiras, com auxílio nas tarefas escolares, diálogo, entre tantas atividades que podem ser inseridas na ocupação desses momentos.
LEIA TAMBÉM: A experiência dos pais durante os primeiros cuidados com os filhos
Dedicar tempo de qualidade para os filhos. É com esse pensamento que vive, em Santa Cruz do Sul, o ex-jogador de futebol chileno Sebastián Pinto, de 36 anos. Com passagens por clubes de França, Turquia e Itália, e ainda pelo Santos, no Brasil, o atleta deixou a carreira para se dedicar totalmente à esposa Bruna Dummer e aos pequenos Isabela, de 5 anos, e Luca, de 1 ano e 3 meses. Mas a família vai aumentar e o Dia dos Pais será celebrado em dose tripla. Afinal, com três meses de gestação, Bruna espera o terceiro filho do casal, um menino, que se chamará Matteo.
Publicidade
Na tarde da última quinta-feira, Sebástian estava no Centro de Santa Cruz, fazendo um lanche com o pequeno Luca. O momento é apenas um dos que ele separa para ficar próximo ao filho, enquanto Isabela está na escola e ele espera a chegada de Matteo. São ocasiões como essa que definem a paternidade para o chileno. Para Sebastián, é o tempo dedicado e focado nas crianças que faz toda a diferença. “Não é somente ficar cuidando, estar atento; é ter esse tempo para fazer alguma coisa diferente, brincar com a criança. Eu acho isso mais importante.”
Um dos motivos da emoção no Dia dos Pais é quando a filha mais velha faz alguma homenagem a ele na escola. Para o chileno, é o melhor presente que pode receber. “Quando ela fala alguma coisa sobre mim, é superimportante. Aí você se dá conta de que está deixando uma marca importante dentro do seu coração”, salienta.
LEIA TAMBÉM: De quantas memórias e abraços é feito um Dia dos Pais?
Publicidade
Hoje, como ele mesmo define, as 24 horas de seu dia são dedicadas à família. Ter esse tempo com eles, conforme Sebastián, é maravilhoso. “Eu vivi as duas experiências. Quando minha filha nasceu, eu estava trabalhando ainda e não tinha esse tempo que tenho para o Luca.
O relacionamento acaba sendo diferente; em muitos momentos não estava presente. Não nos damos conta de quanto é importante o tempo. O Luca, por exemplo, precisa tanto da mãe quanto do pai. Os dois são importantes para a criança, é um laço especial”, salienta.
É assim a vida de Carlos de Aguiar, 31 anos, desde 2018: tudo multiplicado por três. Pai de Antônia, Alana e Alice de Lima de Aguiar, as trigêmeas que atualmente têm 4 anos de idade, ele conta que a criação do trio é um desafio, mas também sinônimo de muito amor. Aguiar mora em Santa Cruz e as filhas em Vera Cruz.
Publicidade
Trabalhador, é nos domingos que encontra tempo para ficar com as meninas. “Eu tento dar meu melhor como pai e tudo que faço é por elas. Converso com elas que estou aqui para o que der e vier e que, em momentos bons ou ruins, sempre vou estar do lado delas”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Dia dos Pais: veja opções de presentes para homenagear o paizão
A notícia de que seria pai de trigêmeas o pegou de surpresa, mas aos poucos ele foi tratando do fato com a maior normalidade possível. Antes de nascer e depois do parto, a família recebeu bastante ajuda da comunidade, o que fez com que Aguiar passasse a conhecer muita gente. “Eu só agradecia a Deus por Ele me dar todas elas. Diversas empresas, colegas e amigos me acolheram e ajudaram. E é gratificante porque desde 2018 eu fiz muitas amizades. Quando me encontram, todos me perguntam muito delas.”
Publicidade
Dar atenção e suprir a necessidade das três filhas é um desafio, de tempo e também financeiro. “Me dedico para dar educação a elas, porque é muito importante. A escola dá um ensinamento na vida, mas a educação vem dos pais, de casa. Criar é ter diálogo; eu converso, não bato, falo sobre o que é certo e o que é errado, porque não é com violência que elas vão aprender”, comenta.
Não é fácil, mas Aguiar diz se superar a cada dia. “É meu desafio. Eu levo as meninas para os parques, para comprar roupas, calçados. Fico muito feliz por esse privilégio de ter três princesas na minha vida. É algo que não tem explicação, é uma emoção. Graças a Deus, Ele me dá forças para trabalhar, ter um serviço digno. Nem tudo a gente tem como dar, mas o importante é estar sempre presente, nas horas boas e ruins. Pai é todos os dias, mas o Dia dos Pais é uma data muito especial.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.