Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). Esse é o lema da Campanha da Fraternidade 2024. A iniciativa foi lançada nessa Quarta-feira de Cinzas, 14, na abertura da Quaresma na Catedral São João Batista. Para a celebração, o bispo da Diocese de Santa Cruz, dom Aloísio Alberto Dilli, realizou a imposição das cinzas, com o auxílio do vigário-geral, padre Leandro José Lopes. No rito, cada fiel a recebe em sua testa, demonstrando a vontade em se manter no caminho do cristianismo. Marcava-se, assim, o início dos 40 dias que antecedem a Páscoa.
LEIA MAIS: Campanha da Fraternidade é lançada nessa quarta-feira
Conforme o pároco da Catedral, padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, o número é simbólico. “Jesus foi 40 dias para o deserto. O povo de Deus peregrinou 40 anos em direção à terra prometida, conduzido por Moisés. E também significa um longo tempo de penitência e de revisão da própria vida para se voltar mais a Deus”, disse em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
Publicidade
É nesse período que o tema da Campanha da Fraternidade será abordado. Para isso, estão programadas ações com o objetivo de fortalecer o tema de 2024, que convida as pessoas a viverem em harmonia e aceitarem as particularidades de cada indivíduo, sejam elas étnicas, sociais, físicas, sexuais, políticas, entre outras.
LEIA TAMBÉM: Antigo pároco da Catedral São João Batista assume como administrador apostólico no Paraná
Ela pede aos fiéis que sigam um caminho quaresmal no qual sejam identificadas as situações que geram atritos. Também incentiva os devotos a iluminar-se pelo Evangelho que os une como família e que promovam o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
Publicidade
Diante do tema, o pároco destacou a necessidade de estabelecer pontes não só entre os cidadãos, mas entre culturas e formas de pensar. “Diferentes grupos podem se unir pela paz, podem dialogar e evitarem as polarizações, não só políticas, mas nos diversos âmbitos, para juntos podermos caminhar como filhos e filhas de Deus, como irmãos e irmãs”, frisou.
LEIA TAMBÉM: Demonstrações de fé marcam procissão de Nossa Senhora de Lourdes
A temática da campanha em 2024 é Fraternidade e Amizade Social, inspirada pela carta encíclica escrita pelo Papa Francisco denominada Fratelli Tutti (em português, todos irmãos), publicada em 2020. Conforme o bispo da Diocese de Santa Cruz, dom Aloísio Alberto Dilli, o conceito apresentado na escrita papal fala sobre a necessidade de impedir que as relações sejam abaladas por conflitos. O texto ainda prega o respeito pelas diferenças
Publicidade
“Nós podemos pensar diferente mas nunca podemos quebrar as relações sociais, as relações de amor”, afirmou dom Aloísio. Para o líder religioso, esse olhar também é uma forma de contribuir para a evolução individual. “Precisamos compreender o outro na sua diferença. E, se nós nos compreendermos, vamos crescer juntos.”
LEIA TAMBÉM: Grupos da região participam da 46ª Romaria da Terra
Coordenador da Comissão Diocesana do Serviço da Caridade, padre José Carlos Stoffel destaca que as redes sociais, por meio dos cancelamentos, facilitaram o afastamento entre pessoas que pensam de forma diferente. Isso resulta em conflitos. “Com a campanha, podemos perceber que o outro, mesmo que tenha ideias divergentes ou seja um adversário, não precisa se tornar um inimigo”, afirmou.
Publicidade
A Campanha da Fraternidade é uma ação evangelizadora que completa 60 anos em 2024. Iniciou-se em 1962, na arquidiocese de Natal (RN). Dois anos depois, passou a ser realizada em todo o Brasil. Anualmente, uma temática diferente é escolhida para que, durante a Quaresma, sejam realizadas ações para alcançar o coração dos cristãos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.