Categories: Centro-Serra

Mutirões de limpeza serão feitos em bairros de Sobradinho

Todas as atenções estão voltadas para o alarmante problema envolvendo o mosquito Aedes Aegypti. Além da já conhecida dengue, ele é vetor do zika vírus – associado aos casos de microcefalia -, e da febre chikungunya. O estado de alerta é para todo o Brasil e em Sobradinho os trabalhos de visitas a imóveis vão começar a ser intensificados nesta semana. Conforme a coordenadora municipal de combate às endemias de Sobradinho Jane Rehbein e o secretário de Saúde Nilo Wietzke, que participaram do Giro Regional, na manhã desta segunda-feira, 15, as visitas têm o objetivo de localizar e descartar focos de mosquitos e educar os donos dos imóveis para que eles selecionem o lixo e façam o descarte corretamente. “As visitas serão intensificadas nos imóveis, fábricas e todo tipo de instalação comercial, além das zonas rurais”, disse.

Durante esta semana serão realizados mutirões para recolher materiais que possam armazenar água. O secretário lembra que tudo deve estar devidamente separado, caso contrário os entulhos não serão recolhidos e o proprietário pode ser notificado. Nesta segunda e terça-feira, 15 e 16, a limpeza ocorre no Bairro Rio Branco. O roteiro segue na quarta e quinta-feira nos Bairros União e Floresta. No dia 19, sexta-feira, será o dia do Bairro Baixada. Durante todo o mês serão realizadas ações em todos os Bairros da cidade, inclusive na zona rural.

 

Publicidade

 

Como ajudar no combate ao Aedes?

 

Publicidade

Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado manter a caixa de água fechada com a tampa; limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água; não deixar acumular água da chuva sobre a laje; lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão; manter os tonéis e barris de água bem tampados; encher os pratinhos dos vasos com areia; lavar uma vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão; guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo; entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva; colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.

Uma outra forma de evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue é colocar um larvicida natural em todos os pratos de plantas, misturando 2 colheres de borra de café em 250 ml de água e adicionar ao prato da planta, repetindo este procedimento todas as semanas. A Anvisa já aprovou o uso de um larvicida biológico, chamado Biovech, que é capaz de matar as lavas e os mosquitos da dengue em apenas 24 horas, sem deixar resíduos tóxicos que possam agredir o meio ambiente e por isso é seguro para o homem, animais e plantas.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.