Categories: Regional

Mutirão realiza limpeza no Bairro Schulz para eliminar focos de Aedes

Cerca de 80 pessoas realizam um mutirão de limpeza e visitas em residências para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, no Bairro Schulz. A ação faz parte da programação do Dia D de combate ao Aedes aegypti que, em Santa Cruz do Sul, mobiliza mais de 300 pessoas. As atividades também ocorrem em todo o País e a expectativa do governo federal é de que cerca de 3 milhões de moradias sejam visitadas.

No município, a ação foi intensificada no Bairro Schulz em razão de ter sido o local onde nove focos de larvas do Aedes foram encontrados desde o começo do mês. Moradores que não permitiram a entrada de agentes de endemias em outros períodos hoje voltam a ser visitados para que tenham os terrenos vistoriados. A Guarda Municipal auxilia os agentes nos casos de entradas forçadas.

Imóveis que estavam fechados também serão fiscalizados neste sábado. Nesses casos, um chaveiro acompanha os servidores da Prefeitura para possibilitar a entrada nas casas. Depois vistoriados, os locais são fechados novamente. A entrada forçada foi autorizada com um decreto da Prefeitura e uma ação judicial movida pelo Executivo. Uma equipe da Vigilância Sanitária ainda aplica inseticida com nebulizador em terrenos, obras e pátios onde larvas são localizadas.

Publicidade

De acordo com o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), tenente-coronel Kurt Everton Werberich, somente no Bairro Schulz, em torno de 50 militares estão mobilizados. Outros 33 bairros também recebem o Dia D, mas focado na distribuição de panfletos com orientações aos moradores.  

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.