Santa Cruz do Sul

Mutirão para confecção de carteiras de identidade segue nesta quinta e sexta-feira

A espera acabou para o jovem Lucas de Vargas Kiefer, de 11 anos. Há cinco meses, ele e a mãe Mirian tentavam agendamento para que o estudante pudesse obter a primeira carteira de identidade. Na manhã dessa quarta-feira, 2, o problema foi resolvido. Isso devido ao mutirão realizado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), que atendeu, ao longo da quarta-feira, cem pessoas em um espaço organizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, com acesso em frente ao pórtico principal. Nesta quinta-feira, 3 e sexta-feira, 4, deve ser distribuída a mesma quantidade de senhas, em cada dia. 

Mirian Kiefer: tentativas desde novembro

“Nós viemos solicitar informações e já conseguimos o atendimento. O serviço foi muito ágil. É um avanço e uma iniciativa que atende à real necessidade da população”, diz a pedagoga Mirian, moradora do Bairro Monte Verde. A partir de agora, o filho não precisará mais carregar a certidão de nascimento para ter acesso a serviços de saúde e participar dos passeios da escola, por exemplo. “Com o documento, ele passa a ter mais autonomia, podendo se identificar mais enquanto indivíduo.”

LEIA TAMBÉM: Contribuintes devem quitar primeira parcela do ISS e IPTU até o dia 15

Publicidade

Em razão da grande movimentação na manhã dessa quarta, quinta e sexta a distribuição de senhas ocorrerá mais cedo, a partir das 8 horas. A coordenadora regional do IGP, Mariana da Silva Carretta, orienta que os interessados procurem pelo mutirão, preferencialmente aqueles que estejam com os documentos vencidos ou por vencer, extraviados ou em outras situações emergenciais.

A possibilidade de novas ações deve ser discutida posteriormente. “Iremos realizar um balanço e avaliar fatores como atendimento, demanda e necessidade”, afirma.

Documentos necessários

Certidão original, conforme estado civil, ou cópia autenticada em cartório (solteiro: certidão de nascimento; casado/viúvo: certidão de casamento; separado/divorciado: certidão de casamento com a respectiva averbação).

Publicidade

Só serão aceitos documentos em perfeito estado, sem rasgos, furos, manchas ou remendos com fita adesiva. Em caso de mau estado de conservação, deve-se procurar o cartório civil mais próximo e solicitar a 2a via atualizada.

LEIA TAMBÉM: Botões de pânico serão instalados em todas as unidades de saúde de Santa Cruz

Menores de 16 anos devem estar acompanhados por responsável legal (pai, mãe, avô ou avó, tutor, curador ou guardião portando documentação comprobatória e documento de identidade com foto).

Publicidade

Inclusão de documentos opcionais

  • Apresentar os respectivos originais:
  • PIS/Pasep  
  • Carteira nacional de saúde  
  • Carteira de motorista
  • Identidade profissional  
  • Carteira de trabalho
  • Certificado militar  
  • Título de eleitor
  • Condições peculiares de saúde (mediante apresentação de laudo médico original com CID, assinatura e carimbo do médico)
  • Tipo sanguíneo e Fator RH (mediante apresentação de exame laboratorial original  com CRM)

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais