Pelo menos 750 residências de Santa Cruz do Sul foram danificadas pelo temporal ocorrido no início da tarde desse sábado, 27. O levantamento foi feito pela Defesa Civil do município, que estima 3,8 mil pessoas atingidas. Contudo, um mutirão neste domingo, 28, a partir das 14h30, pretende cadastrar todos os prejudicados pela intempérie. Para facilitar o acesso à população, as ações serão realizadas nos bairros João Alves e Belvedere – os mais afetados.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, e o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz, Jeferson Doerr, explicaram, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, que o atendimento será realizado em duas escolas: na Dona Leopoldina, em Linha João Alves; e na Frederico Assmann, no Belvedere. “Decidimos fazer já neste domingo para que as pessoas não precisem perder trabalho nesta segunda-feira”, detalhou.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: estrutura da Expocande é destruída pelo temporal
Publicidade
Em paralelo com esse cadastro, será iniciada, também neste domingo, a distribuição de telhas. “Nosso apelo é para que cada família peça somente o que for necessário, para que todos possam ser atendidos”, disse. Todas as residências contempladas serão vistoriadas. Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identificação (RG ou CPF). A ideia é que as pessoas informem suas demandas, como móveis, alimentos e outros materiais.
Desde esse sábado, no entanto, já foi iniciada a entrega de lonas às pessoas que tiveram as casas destelhadas. “O temporal foi às 13h43 e logo já começamos a trabalhar na distribuição de lonas para auxiliar a comunidade atingida”, comentou. Foram mobilizadas 12 equipes da Defesa Civil, além de inúmeros voluntários.
LEIA MAIS: VÍDEO: imagens mostram a força do temporal e os estragos na região
Publicidade
Apesar de os maiores prejuízos terem sido em Linha João Alves e no Belvedere, houve relatos de problemas também nos bairros Margarida e Bonfim. Aqueles que foram prejudicados pelo temporal, mas não moram em Linha João Alves ou no Belvedere, podem ir até a sede da Defesa Civil, no Parque da Oktoberfest, para fazer o cadastramento.
Assim como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz também atendeu diversos chamados da população. Especialmente, a corporação atuou em situações de quedas de árvores, devido ao perigo de contato com a rede elétrica. “Prestaram um atendimento excelente, muito técnico e qualificado”, elogiou Barbosa. A RGE também esteve envolvida em reparos após o temporal.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.