Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Mutirão em prol do turismo na Rota dos Casarões

Tradicionais destinos turísticos do Centro Serra, os casarões da localidade de Campestre atraem visitantes de diversos municípios do Estado, que estão dispostos a conhecer um pouco da cultura e dos costumes trazidos pelos imigrantes italianos e ainda cultivados região. E, visando justamente fomentar ainda mais o turismo rural em Sobradinho, um grupo de entidades está engajado no embelezamento e ajardinamento das imediações das casas.

O mutirão está sendo promovido pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Casa da Cultura de Sobradinho e a Rota dos Casarões. Trata-se de um trabalho voluntário, que conta com o apoio também do setor privado. “Conseguimos as mudas plantadas através de doação da Botucaraí Alimentos, de Candelária”, explicou a extensionista social da Emater, Maiquiele Schaefer Roso, em entrevista ao Giro Regional dessa quinta-feira, 25.

Os trabalhos, coordenados por Maiquiele, iniciaram na última semana, no Museu Tia Helena, de propriedade de Cecília Puntel, e contou com auxílio de detentos na mão de obra. “Solicitamos à Giselda (administradora do Presídio de Sobradinho) que atendeu o nosso pedido. Dois detentos do regime semiaberto ajudaram nas tarefas mais pesadas, no serviço braçal. Isso é muito bom para nós e também para eles”, ressaltou a extensionista.

Publicidade

A ideia é concluir os trabalhos no Museu nos próximos dias. Mas ainda há outros cinco casarões que passarão pelo mesmo processo. “É uma bela forma de incentivar o turismo na Rota dos Casarões. Há muita coisa para mostrar aos visitantes, que estão vindo em bom número. Estamos tendo mais de um passeio por mês”, explicou a guia turística Angelita Ceretta. Segundo ela, o apoio e o aval das famílias proprietárias dos casarões também tem sido fundamental.

 

Retomada dos passeios

Publicidade

Também presente na entrevista, a diretora de Cultura e Turismo de Sobradinho, Ingrid Hermes, disse estae feliz em ver que a Rota dos Casarões está com boa procura de turistas. Ela lembra de que, quando assumiu o comando do setor, em 2016, uma das primeiras iniciativas foi a de retomar os passeios. “Era algo que há muito tempo não conseguíamos fazer. E tivemos uma ótima receptividade das famílias, que agora estão até cantando em eventos pela região”, avaliou.

 

Natal dos Casarões vem aí

Publicidade

Durante a entrevista, Maiquiele revelou que está saindo do papel a primeira edição do Natal dos Casarões, que acontecerá no dia 1º de dezembro. Trata-se de uma rota especial de passeio pela Rota dos Casarões, toda temática e com um clima natalino. “Apresentamos a ideia para a Ingrid e para o pessoal da Rota, e eles aprovaram. Provavelmente será pela tardinha e se estendendo à noite, com a cidade toda iluminada”, ressaltou, adiantando que haverá uma surpresa para o evento.

Uma das formas de se preparar para o Natal nos Casarões, conforme ela, foi a realização do curso de produção e decoração de bolachas de Natal, ocorrido na última terça-feira, 23, no Salão da Comunidade de Campestre. A atividade foi ministrada pelo técnico Antônio Carlos Tessaro, da empresa Moinho do Nordeste, reunindo 30 mulheres. “Queremos buscar e valorizar os costumes natalinos, a cultura local e agregar conhecimentos a partir do uso de novas técnicas de decoração”, disse Maiquiele.

Maiores informações e agendamentos para o Natal nos Casarões podem ser feitos no escritório da Emater em Sobradinho, na Casa da Cultura ou com as guias Angelita e Neusa através dos telefones (51)9.9755-1859 e/ou (51) 9.9697-3760.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.