Tradicionais destinos turísticos do Centro Serra, os casarões da localidade de Campestre atraem visitantes de diversos municípios do Estado, que estão dispostos a conhecer um pouco da cultura e dos costumes trazidos pelos imigrantes italianos e ainda cultivados região. E, visando justamente fomentar ainda mais o turismo rural em Sobradinho, um grupo de entidades está engajado no embelezamento e ajardinamento das imediações das casas.
O mutirão está sendo promovido pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Casa da Cultura de Sobradinho e a Rota dos Casarões. Trata-se de um trabalho voluntário, que conta com o apoio também do setor privado. “Conseguimos as mudas plantadas através de doação da Botucaraí Alimentos, de Candelária”, explicou a extensionista social da Emater, Maiquiele Schaefer Roso, em entrevista ao Giro Regional dessa quinta-feira, 25.
Os trabalhos, coordenados por Maiquiele, iniciaram na última semana, no Museu Tia Helena, de propriedade de Cecília Puntel, e contou com auxílio de detentos na mão de obra. “Solicitamos à Giselda (administradora do Presídio de Sobradinho) que atendeu o nosso pedido. Dois detentos do regime semiaberto ajudaram nas tarefas mais pesadas, no serviço braçal. Isso é muito bom para nós e também para eles”, ressaltou a extensionista.
Publicidade
A ideia é concluir os trabalhos no Museu nos próximos dias. Mas ainda há outros cinco casarões que passarão pelo mesmo processo. “É uma bela forma de incentivar o turismo na Rota dos Casarões. Há muita coisa para mostrar aos visitantes, que estão vindo em bom número. Estamos tendo mais de um passeio por mês”, explicou a guia turística Angelita Ceretta. Segundo ela, o apoio e o aval das famílias proprietárias dos casarões também tem sido fundamental.
Retomada dos passeios
Publicidade
Também presente na entrevista, a diretora de Cultura e Turismo de Sobradinho, Ingrid Hermes, disse estae feliz em ver que a Rota dos Casarões está com boa procura de turistas. Ela lembra de que, quando assumiu o comando do setor, em 2016, uma das primeiras iniciativas foi a de retomar os passeios. “Era algo que há muito tempo não conseguíamos fazer. E tivemos uma ótima receptividade das famílias, que agora estão até cantando em eventos pela região”, avaliou.
Natal dos Casarões vem aí
Publicidade
Durante a entrevista, Maiquiele revelou que está saindo do papel a primeira edição do Natal dos Casarões, que acontecerá no dia 1º de dezembro. Trata-se de uma rota especial de passeio pela Rota dos Casarões, toda temática e com um clima natalino. “Apresentamos a ideia para a Ingrid e para o pessoal da Rota, e eles aprovaram. Provavelmente será pela tardinha e se estendendo à noite, com a cidade toda iluminada”, ressaltou, adiantando que haverá uma surpresa para o evento.
Uma das formas de se preparar para o Natal nos Casarões, conforme ela, foi a realização do curso de produção e decoração de bolachas de Natal, ocorrido na última terça-feira, 23, no Salão da Comunidade de Campestre. A atividade foi ministrada pelo técnico Antônio Carlos Tessaro, da empresa Moinho do Nordeste, reunindo 30 mulheres. “Queremos buscar e valorizar os costumes natalinos, a cultura local e agregar conhecimentos a partir do uso de novas técnicas de decoração”, disse Maiquiele.
Maiores informações e agendamentos para o Natal nos Casarões podem ser feitos no escritório da Emater em Sobradinho, na Casa da Cultura ou com as guias Angelita e Neusa através dos telefones (51)9.9755-1859 e/ou (51) 9.9697-3760.
Publicidade