Moradores do Bairro Linha Santa Cruz atenderam ao chamado feito pela subprefeitura e, no último final de semana, fizeram uma limpeza nas residências. O resultado dessa mobilização foi 19.170 quilos de entulhos recolhidos e levados para a Usina de Lixo, onde acontece a separação e a destinação correta dos materiais, gerando renda para as dezenas de famílias.
O mutirão de recolhimento foi realizado no início desta semana pela subprefeitura, com o apoio das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Seoi) e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), do Rotary Cidade Alta e da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc). A pedido da subprefeitura, os moradores colocaram os resíduos em frente às casas e dez cargas de caminhão foram recolhidas.
De acordo com o subprefeito João Cassep, são realizados em média dois mutirões por ano no bairro, um geralmente entre os meses de março e abril e o outro no final do ano. “Agora é uma época em que as pessoas gostam de arrumar a casa, de trocar os móveis, geralmente têm muita coisa para descartar e não sabem onde colocar”, disse. Ele ressalta o caráter educativo da ação. “É um forma de incentivar a consciência ambiental e mostrar para as pessoas que a prefeitura está fazendo a parte dela, por isso é muito bom que se divulguem os números”.
Publicidade
Mesmo com a frequência dos mutirões e das ações de conscientização sobre descarte correto, muitas pessoas ainda insistem em jogar lixo em qualquer lugar, em total desrespeito ao meio ambiente. “Podemos dizer que 80% do que recolhemos foi o que as pessoas depositaram em frente às casas, como nós pedidos, mas cerca de 20% retiramos de áreas verdes e terrenos baldios. Depois que identificamos esses locais, sempre colocamos placas lembrando que é proibido colocar lixo”, disse Cassep.
Durante o mutirão, o ponto de recolhimento de eletrônicos, instalado na subprefeitura, também recebeu dezenas de equipamentos, como televisores, máquina de lavar, celulares e outros. O ponto funciona o ano inteiro, porém cabe frisar que não recebe pilhas e lâmpadas. Essas devem ser entregues nos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridas. São eles os responsáveis pela logística reversa. A subprefeitura também recebe óleo de cozinha.
LEIA TAMBÉM: Coleta Seletiva Solidária completa nove anos em Santa Cruz
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.