A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, por meio dos mutirões de atendimento, vem reduzindo as listas de espera para consultas com especialidades médicas e realização de exames e procedimentos. O acúmulo foi causado pela suspensão dos atendimentos eletivos durante a pandemia, medida preventiva adotada para não elevar o nível de exposição ao vírus de profissionais da saúde e pacientes.
“Estamos vendo um grande avanço na diminuição das filas sob gestão municipal, fruto de muito trabalho, dedicação, planejamento e comprometimento das equipes para atender às necessidades dos nossos usuários”, diz a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke.
LEIA TAMBÉM: Cisvale inicia mutirão de cirurgias ambulatoriais em Santa Cruz
Publicidade
Em várias situações, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera na comparação entre maio de 2021 e agosto deste ano. São os casos de consultas com hematologista e nefrologista, e para cirurgias plástica, de cabeça e pescoço e pediátrica. Em outras especialidades, houve considerável redução do número de pessoas à espera de atendimento: uroginecologia (99,74%, de 381 consultas para 1), gastroenterologia (99,63%, de 267 para 1), endocrinologia (96,03%, de 252 para 10) e coloproctologia (96,02%, de 653 para 26).
Com vários mutirões, mais de 1,5 mil atendimentos em diversas especialidades já foram oferecidos. Naquelas em que há grande demanda, como uroginecologia, dermatologia e gastroenterologia, o número de consultas foi aumentado. Quanto a exames, a lista para ecodoppler e teste ergométrico foi totalmente atendida e as esperas para eletrocardiograma e eletroencefalograma tiveram redução de 96,33% e 93,94%, respectivamente. A Prefeitura vem garantindo média de 1,8 mil exames mensais à população.
LEIA TAMBÉM: Fila por procedimentos eletivos segue diminuindo em Santa Cruz
Publicidade
Além disso, dois mutirões para pequenos procedimentos foram realizados. Um, no Ambulatório da Unidade Básica do Arroio Grande, atendeu 160 pacientes. O segundo, promovido pelo Cisvale, atingiu 150 pessoas.
O Município mantém uma cota de consultas mensais, contratadas através de prestadores como o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e de hospitais. Para os mutirões, feitos de forma contínua, negocia-se um número adicional de consultas, conforme as especialidades solicitadas e também de acordo com a disponibilidade dos médicos.
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul é responsável por atendimentos de baixa e média complexidade, nos quais se enquadram as consultas com especialidades e também procedimentos. Entretanto, em determinados casos, o paciente pode ser encaminhado para consultas e cirurgias de alta complexidade (como otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia cardíaca e vascular, traumatologia, entre outras), sob responsabilidade do governo do Estado.
Publicidade
Conforme Daniela Dumke, a intenção é manter os mutirões enquanto for necessário, de acordo com a necessidade dos usuários e a disponibilidade dos profissionais médicos e prestadores.
LEIA TAMBÉM: Vacina brasileira contra Covid-19 pode ser testada em humanos em 2023
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.