Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

combate à dengue

Mutirão contra o Aedes: moradores recebem orientações sobre prevenção

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

O mutirão de combate ao Aedes Aegypti no Bairro Senai mobilizou mais de 130 pessoas na manhã deste sábado, 20. A operação continua até as 17 horas. Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, acompanhados por soldados do quartel, realizam visitas a moradores. Além de passar orientações sobre formas de prevenção, como evitar acúmulo de água em recipientes, os visitadores também distribuíram material impresso nas residências.

Eloísa Sílvia Hackbarth, de 55 anos | Foto: Luiz Fernando Bertuol

Uma das visitadas foi a auxiliar de serviços gerais, Eloísa Sílvia Hackbarth, de 55 anos. Ela contraiu dengue no início deste ano e sabe muito bem o quanto é prejudicial à saúde. “Estas visitas são muito importantes para explicar para as pessoas o quanto a dengue é perigosa. Eu fiquei muito mal e não quero que ninguém passe por isso”, relatou.

O mutirão inclui ainda o serviço de recolhimento de materiais que possam acumular água e limpeza de terrenos baldios. Caminhões e uma retroescavadeira estão sendo usados na operação. Mais de 1,5 mil imóveis serão visitados.

Publicidade

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão conta com o apoio de 45 militares do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município.

Sobre o contágio

Segundo números da Vigilância Sanitária, só neste ano foram notificados 5.087 casos positivos de dengue. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.754 foram descartados. Atualmente, 12 casos aguardam resultado e há dois positivos, e cinco óbitos. Outros quatro casos de zika confirmados. Além do Senai, os bairros com maior incidência do mosquito são Arroio Grande, Centro, Santa Vitória, Schulz, Bom Jesus e Ana Nery.

LEIA MAIS: Veja como será o mutirão de combate ao Aedes Aegypti neste sábado

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.