A prefeitura de Santa Cruz do Sul vai realizar, neste sábado, 11, mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação será realizada nos loteamentos Santa Maria, Beckenkamp, Residencial Viver Bem e Bairro Dona Carlota, das 7h30min às 17 horas. O inseto é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A expectativa é de que 1,5 mil imóveis, em 54 quarteirões, sejam visitados, entre terrenos, moradias e estabelecimentos comerciais.
As visitas aos imóveis serão feitas por duplas, que ao ingressar nos pátios farão uma vistoria completa nos locais, a fim de detectar a existência de focos do mosquito. Eles ajudarão os moradores na limpeza, mostrando como proceder na eliminação de possíveis criadouros, focos e no recolhimento de entulhos. Na incidência de criadouros fixos – onde seja impossível a remoção -, serão chamados os agentes de endemias para fazer aplicação de larvicida. E como é de praxe, todos os moradores serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar possíveis criadouros.
LEIA MAIS: Vigilância Sanitária aplica inseticida em pontos estratégicos para combater mosquito da dengue
Publicidade
Segundo dados da Vigilância Sanitária, só neste ano foram 6.914 notificações – 5.081 confirmados e 1.796 descartados. A maior parte desses casos ocorreu nos meses de abril e maio. Atualmente, há 79 casos suspeitos e nenhum caso ativo. Só neste ano, foram registrados cinco óbitos por dengue e quatro casos de zika confirmados. Além do Dona Carlota, os bairros com maior incidência do mosquito são Senai, Arroio Grande, Centro, Santa Vitória, Schulz, Bom Jesus e Ana Nery.
Moradores das ruas que serão contempladas na operação já podem ir se organizando e no início da manhã de sábado, deixar em frente às casas materiais que possam acumular água. Esses itens, como latas, baldes, pneus, tanques, etc, serão recolhidos. No entanto, não serão retirados materiais de construção, como telhas, tábuas e restos de tijolos. A concentração para a realização do mutirão será na Escola Municipal São Canísio.
Vão atuar na força-tarefa agentes comunitários de saúde, agentes de endemias da Vigilância Sanitária e Ações em Saúde, 30 soldados do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município.
Publicidade
LEIA MAIS: Em ação de combate à dengue, Prefeitura entrega repelentes na Emei Sonho de Criança
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade