Regional

Mutirão confirma novos focos de Aedes aegypti em Sinimbu

Realizado na última semana, o mutirão contra a dengue em Sinimbu localizou novos focos do mosquito Aedes aegypti, no Centro. A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, através do setor de Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre a importância da colaboração de todos na eliminação desses focos.

Segundo a secretária de Saúde Ivoni Henn, das 11 amostras de larvas colhidas em locais com água parada durante o mutirão, seis foram confirmadas com larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como chikungunya e zika.

LEIA TAMBÉM: Óbitos por dengue no Rio Grande do Sul se concentram na população idosa

Publicidade

“Precisamos do apoio de todos. Os casos de dengue em Sinimbu seguem aumentando, tanto no perímetro urbano quanto no interior, e eliminar os focos do mosquito é uma ação fundamental. Todos devem verificar seus pátios e propriedades uma ou duas vezes por semana e eliminar os locais com água parada. Pedimos atenção especial com potes, vasos, bromélias e lagos artificiais, por exemplo”, alerta Ivoni.

Ela frisa ainda que sabe da dificuldade de eliminar todos os focos, mas que acredita na colaboração e conscientização da população, por se tratar de ações simples. “Estamos trabalhando a prevenção da Dengue nas escolas, conscientizando a população através das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e divulgando informações semanalmente, como o Boletim da Dengue. Todos sabem que a principal ação a ser realizada é evitar água parada. Por isso reforço o apelo para que toda a comunidade nos auxilie no combate ao mosquito e à dengue”, finaliza Ivoni.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo registra a primeira morte por dengue em 2023

Publicidade

Conforme o Boletim da Dengue divulgado no final da tarde dessa quarta-feira, 31, Sinimbu conta com um caso em análise e 26 casos de dengue confirmados, sendo estes nos seguintes locais: Rua Bernardo Fischer, Rua Bernardo Fuerstenau, Rua Jorge Bender, Rua Jose Thome Sobrinho, Linha Cinco, Rua Lothar Storck, Cerro do Mauricio, Av. General Flores da Cunha, Linha Rio Grande, Sinimbu Baixo, Linha Desidério, Cooperhab, Linha Primavera e Alto Sinimbu. Além disso, o Município também já registrou um óbito pela doença.  

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.