Uma iniciativa lançada no mês passado tem como objetivo incentivar que as crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul tenham suas imunizações aplicadas regularmente, conforme recomenda o Calendário Nacional de Vacinação. A força-tarefa deve seguir, pelo menos, até novembro. A iniciativa faz parte da campanha Imunização Nota 10 e contempla escolas públicas e privadas.
LEIA TAMBÉM: Saúde volta a fazer alerta quanto à baixa procura pela vacina em Santa Cruz
As visitas acontecem por agendamento nas instituições. Com o apoio de professores e diretores, está sendo solicitado, com antecedência, aos pais e responsáveis que enviem às escolas as carteiras de vacinação dos alunos. A verificação é feita por profissionais designados pela Secretaria Municipal da Saúde que, após a avaliação, sinalizam as vacinas em atraso.
Publicidade
Até o momento, 2.166 carteiras foram verificadas em 35 escolas. Restam cerca de 85 instituições a serem visitadas. Nesta semana, as técnicas de enfermagem Eva Adriana Almeida e Samanta Luiza Franco, do Setor de Imunizações da Secretaria da Saúde, estiveram na Escola de Educação Básica Educar-se e fizeram a análise das carteiras.
LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde faz alerta sobre importância da vacinação contra a Covid-19
Avaliando a situação dos alunos desta e das outras instituições já visitadas, constatam que, apesar de a maioria das crianças e adolescentes estarem com todas as imunizações de acordo com o que prevê o calendário, há muitos casos de doses recomendadas que ainda não foram aplicadas. A maioria das lacunas está nos imunizantes contra os vírus causadores da gripe e da Covid-19. E há situações de vacinas atrasadas há anos que, inclusive, já não podem mais ser feitas porque as crianças passaram da idade de aplicação, como é o caso da DTP, VOP, hepatite A e varicela, por exemplo.
Publicidade
Importância
Como recomendação à comunidade, a Secretaria Municipal da Saúde alerta que manter as imunizações em dia é fundamental para evitar infecções potencialmente graves, reduzindo o risco de hospitalizações e mortes e ajudando a erradicar doenças. Às famílias que receberem aviso de não conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação, a orientação é de que conduzam os estudantes o quanto antes até a unidade de saúde para atualizar as doses.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade