O grupo musical feminino Sete Brasas foi homenageado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 17, em sessão solenidade proposta pelo vereador Edmar Guilherme Hermany (PP).
A mesa da sessão especial foi composta pela presidente do Poder Legislativo, Solange Finger; e pelo secretário Gerson Trevisan; vice-prefeita Helena Hermany; Miriam Ritter Matheus, maestra do grupo Sete Brasas; Doralice Weigel, representando o grupo musical. Estiveram na plateia as demais integrantes Erica Weigel, Neusa Hermes, Tânia Bender Panta, Maria Tereza Schieferdecker, Marli Kothe, Miriam Panke e Rosemary Breidenbach Gerhardt.
Em seu pronunciamento que teve como fundo o som das músicas do grupo, o vereador Hermany fez um resgate histórico da banda Sete Brasas. O grupo foi formado em 1964 pelo professor Edemar Renaldino Bender, o Bendinha, inicialmente com o nome de Conjunto Feminino da Academia Musical Supremo e realizou sua primeira apresentação em público no dia de sua fundação, em 19 de maio de 1964.
Publicidade
Já em 1966, com o nome de Sete Brasas, o grupo ajudou na divulgação da 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf) e desde lá se firmou como banda para apresentação em clubes sociais e eventos beneficentes em várias cidades do Rio Grande do Sul.
Segundo Hermany, a banda tocou em mais de 62 cidades do Rio Grande do Sul, e numa excursão organizada pelo Colégio Mauá, apresentou-se na cidade de Trinta e Três, no Uruguai. Em Porto Alegre, em 1966, apresentou-se no programa de Ivan Castro, da TV Gaúcha, sendo convidada a retornar no final daquela semana, quando foi considerada a atração da semana.
Após uma pausa, iniciada no início da década de 70, em 1992 o grupo retomou as suas atividades, a partir de um evento da Utravarp. A partir daí passou a se apresentar em eventos beneficentes e começou a receber convites para apresentações em cidades vizinhas. Na próxima Oktoberfest, o grupo Sete Brasas deverá lançar um novo CD, com novas músicas. “Estas meninas foram e ainda são mensageiras da alegria, que levaram o nome de Santa Cruz para todo o Estado, sempre fazendo benemerência”, finalizou o vereador.
Publicidade
A maestra do grupo Sete Brasas, Miriam Ritter Matheus, destacou que trata-se de um momento de muita emoção. “Há 13 anos, desde 2002, meu coração transborda de gratidão e emoção pelo trabalho bonito que construímos juntos. Cada momento, cada música nova, é uma nova história que escrevemos”, disse.
Ao final, a presidente do Poder Legislativo, Solange Finger, fez uma saudação especial ao grupo. “Eu nunca ouvi uma apresentação de vocês, mas prestando atenção no olhar de cada uma, ao passarem as fotos no telão, consegui ver que guardam uma lembrança especial de todos os momentos. Parabéns a todas”.
Publicidade