Categories: Cultura e Lazer

Música gaúcha perde Porca Véia, aos 68 anos

O cantor, compositor e instrumentista Porca Véia morreu nessa sexta-feira aos 68 anos no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, em consequência de duas paradas cardíacas. Élio da Rosa Xavier, natural de Lagoa Vermelha, precisava fazer três sessões de hemodiálise por semana em razão de insuficiência renal.

Durante a carreira, ele criou o Grupo Cordiona e ganhou dois Discos de Ouro, entre os 21 gravados. Foram ainda 3 DVDs. Porca Véia deixou enlutados a esposa Claudinéia Bossardi e quatro filhos. Há seis anos, morava em Ivoti após ter decidido encerrar a carreira. O último ato foi uma live no dia 30 de maio.

Ao longo dos anos, animando bailes gaúchos, composições se consagraram e passaram a fazer parte do repertório de diversos grupos fandangueiros. Alguns dos tantos sucessos são Gaiteiro por demais, Castração a pealo, Morena luxuosa, De alma serrana, Recorrendo os aguapés, entre outras. O apelido veio do período em que estudou para técnico agrícola, na Escola Técnica de Agricultura (ETA) de Viamão.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: ‘Velho casarão, já quase tapera’: conheça a história que inspirou Teixeirinha

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.