Objetos contam um pouco sobre a história, cultura e atrativos de diversos lugares do mundo. Com a nova exposição do Museu do Colégio Mauá Volta ao Mundo, os visitantes poderão observar peças, fotografias, curiosidades, moedas e cédulas dos quatro cantos do mundo. A exposição, que iniciou na tarde desta segunda-feira, 5 de março, ficará aberta para visitação até o dia 20 de dezembro. O museu funciona de terça-feira a sexta-feira, das 14 às 17 horas, com ingressos a R$ 1,50 para estudantes e aposentados e R$ 3,00 para o público em geral. O agendamento de visitas guiadas deve ser feito pelo telefone (51) 3715-0496.
A professora, pesquisadora e diretora do museu, Maria Luiza Rauber Schuster, destaca que todas as pessoas sonham em conhecer algum país distante ou os vizinhos da América Latina. “A exposição procura levar até o público um pouco deste anseio de conhecer um pouco mais a história de vários locais através de diversos objetos, entre eles, cédulas e moedas”, ressalta ela, que conta ainda que os sistemas monetários são universais e encontrados nas menores cidades até as grandes metrópoles do mundo. Na mostra ainda há objetos, imagens, informações e itens culturais e históricos que fazem uma verdadeira viagem pelo planeta.
Cédulas e Moedas
Publicidade
Maria Luiza explica que a ideia de expor cédulas e moedas veio em virtude de que, ao longo da história, as pessoas têm usado muitas formas de dinheiro, como sabão, grãos de cacau, pelos da cauda de elefante, elefantes inteiros, grãos, peles de animais, anzóis, penas, chá de tabaco, garras de pássaro, dentes de urso, entre outras. Na Roma Antiga, por exemplo, o sal era a moeda de troca. “A palavra ‘salário’ vem do latim. Origina-se deste momento histórico em função do uso do sal como forma de pagamento”, destaca. Ela ainda ressalta que os Sumérios da antiga Mesopotâmia, atual Iraque, foram os primeiros a usar lingotes de metais preciosos, que é a primeira forma de dinheiro metálico na antiguidade, e que a primeira cédula do mundo foi criada na China há cerca de 1,4 mil anos.
No Brasil, Maria Luiza conta que o dinheiro começou a circular ainda no período colonial, trazido pelos portugueses. “Em 1580, com a união das coroas de Portugal e Espanha, passaram a circular em grande quantidade as moedas de prata espanholas, sendo que, nesses primeiros séculos de colonização, também circularam moedas trazidas por piratas e por outros invasores”, frisa ela. Durante o domínio holandês no nordeste brasileiro, entre 1630 e 1654, foram cunhadas as primeiras moedas no Brasil: os florins e os soldos, destinados ao pagamento de fornecedores e das tropas holandesas. “Essas moedas foram as primeiras com a palavra Brasil”, finalizou.
Fotos: Divulgação
Publicidade