Museu de Venâncio Aires expõe itens em escolas do município

O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) idealizou durante a pandemia do novo coronavírus um projeto com palestras para alunos de escolas do município para mostrar a importância da cultura e da história. Além disso, colocou em prática um sonho antigo da instituição, com a criação das “Franquias do Museu”, que ficarão expostas nas escolas com peças do acervo em duplicidade, por um período de aproximadamente cinco meses. O desenvolvimento das atividades contou com subsídio obtido do governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc, regulamentada em âmbito municipal pelo decreto número 7.258, de 8 de setembro de 2020.

O Museu de Venâncio Aires, mantido pelo Nucva, esteve com as portas fechadas durante um ano e quatro meses em razão das medidas de distanciamento e isolamento social em consequência da pandemia do novo coronavírus. O tesoureiro e cofundador do museu, Flávio Seibt, explica que desde a criação do espaço se busca mostrar às crianças, jovens e adultos, por meio das exposições e de atividades desempenhadas pelo Nucva, a importância de preservar a história e a cultura do passado da região, seja com peças, documentos ou história oral.

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As palestras nas escolas focaram a educação patrimonial, explicando a criação dos museus, mostrando alguns existentes ao redor do mundo e sobre a fundação do Museu de Venâncio Aires. Com expositores metálicos obtidos com a ajuda da Sicredi, também foram deixadas nas escolas seis mostras com peças do acervo em duplicidade, disponibilizando para as crianças objetos que não pertencem mais ao cotidiano das pessoas. O objetivo é fazer com que o material desperte nos jovens a curiosidade da pesquisa sobre as rotinas e tarefas que eram desempenhadas com aquelas peças.

As chamadas franquias do museu serão implementadas em outras oportunidades, em mais escolas. As palestras tiveram a organização da funcionária Carina Simon, que contatou a Secretaria de Educação e as escolas selecionadas, baseando-se naquelas mais afastadas do Centro da cidade, para agendar horários e verificar a disponibilidade de equipamentos audiovisuais. As atividades foram ministradas por Seibt e pelo funcionário André Pinheiro.

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Abrangência

As palestras do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) tiveram a participação de 406 alunos nas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Otto Gustavo Daniel Brands, Dom Pedro II, Odila Rosa Scherer, Cidade Nova, Dois Irmãos e José Duarte de Macedo. As atividades ocorreram com os estudantes entre o 4º e o 9º anos (de 9 a 17 anos) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (entre 16 e 58 anos), de 6 a 17 de dezembro.

O projeto também possibilitou a instalação de uma “Franquia do Museu” no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a participação do Nucva na 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro. O núcleo ainda depende da disponibilidade de espaço para que sejam expostas outras peças durante a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio.

O relatório da contrapartida do projeto do Nucva aponta que as experiências acumuladas demonstram que a interação do museu com as escolas, por meio das palestras e das franquias, promove o incentivo ao saber, desperta a curiosidade e desempenha um papel no ensino da criança, complementando o conteúdo trabalhado pelos professores em sala de aula.

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“Levar até as escolas uma palestra que conta a criação do Museu Venâncio Aires, fala sobre museus que contam a história de toda a humanidade e de como cada um deve contribuir com a preservação de nossa história e de nossa cultura para as futuras gerações é de imensa importância, visto que os alunos alcançados poderão passar a frequentar museus em geral e outras instituições culturais, também abrindo um leque de oportunidades para seu futuro”, conclui o documento.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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Naiara Silveira

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