Quinze municípios do Vale do Rio Pardo receberam nesta sexta-feira, 14, um documento importante para o planejamento de seu trade turístico. Trata-se do Inventário Turístico do Vale do Rio Pardo, uma radiografia turística que foi elaborada pela Associação do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), por intermédio do curso de Turismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com recursos da Consulta Popular de 2009. Estiveram presentes todos os prefeitos dos municípios contemplados, assim como o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Juvir Costella; o vice-presidente do Corede, Heitor Álvaro Petry; o pró-reitor de Extensão da Unisc, Ângelo Hoff; e o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus.
O presidente da Aturvarp, Carlos Corrêa da Rosa, destacou a importância da parceria com a comunidade e os municípios para a efetivação deste inventário. “Trata-se de uma ferramenta essencial para o futuro do turismo nos municípios”, observou. O presidente da Amvarp, prefeito Airton Artus disse que o Inventário Turístico é fundamental para os municípios. “Ilustro com uma analogia com a área da saúde. Sem um diagnóstico não podemos fazer o tratamento. Precisamos ver como está a situação nos municípios para podermos construir o nosso caminho e projetos para a área do turismo e o inventário vem ao encontro disso”, citou.
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, disse que é uma obrigação do Estado estar ao lado dos municípios e apoiar estas iniciativas. “E uma administração pública que não entende que o turismo é fonte de desenvolvimento, acaba atuando contra o desenvolvimento do turismo. É preciso o apoio dos gestores, pois o turismo mexe com vários eixos para virar um produto turístico”, comentou. Houve a entrega dos inventários a cada um dos municípios, sendo que uma cópia também foi entregue à Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer.
Publicidade
O inventário
O projeto foi subsidiado com recursos da Consulta Popular de 2009. O Sistema de Informações Turísticas, que foi construído a partir dos dados gerados pelo inventário, vai permitir ao Poder Público, em suas diferentes esferas de governo e a sociedade civil, o acesso a informações sistematizadas e hierarquizadas sobre os atrativos, equipamentos e serviços turísticos e da infraestrutura de apoio dos municípios.
A equipe de trabalho foi composta pela professora do curso de Turismo da Unisc e coordenadora do projeto, Regia Maria Hermes Eichenberg, que comandou um grupo capacitado pela Nova Metodologia de Inventariação da Oferta Turística do Ministério do Turismo (MTur).
Publicidade
Os municípios contemplados foram Sinimbu, Candelária, Boqueirão do Leão, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Os dados do Inventário ainda estão sendo compilados por uma turismóloga e serão transformados num diagnóstico de cada município.
This website uses cookies.