Mais de 400 prefeituras do Rio Grande do Sul pararam as suas atividades para promover o “Movimento do Bolo”, ação organizada pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) visando chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. Os atos de paralisação ocorreram na manhã desta sexta-feira, 25.
Na região, os prefeitos Leodegar Rodrigues, de Novo Cabrais, Neiron Viegas, de Cachoeira do Sul, Paulo Butzge, de Candelária, e Marlon Melchior, o Tuta, de Cerro Branco, se uniram para promover uma parada em conjunto às 9 horas, na RSC-287, às margens do município de Novo Cabrais, reunindo veículos e servidores das respectivas prefeituras.
BOLO DE VERDADE
Publicidade
A manifestação se deu por conta de um pedágio coletivo onde servidores municipais das quatro prefeituras entregaram panfletos aos motoristas que passaram pelo trajeto e explicaram a atual conjuntura do Pacto Federativo, que apresenta apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos aos municípios, sendo que o Estado recebe 25% do bolo e a União fica com a maior fatia, 57%. Após a explicação os motoristas eram liberados para seguirem os seus trajetos.
Em uma ação promovida pela agência do Banrisul de Novo Cabrais, os quatro prefeitos envolvidos na ação receberam, cada um, um pequeno bolo com o nome do seu respectivo município, simbolizando o baixo repasse dos recursos aos municípios. “Essa ação em conjunto das prefeituras mostra a nossa união, independente de partido, em prol do melhor repasse às prefeituras que são quem atende a população”, destacou o prefeito de Novo Cabrais, Leodegar Rodrigues. O trajeto foi totalmente liberado às 11h30 ao final da ação.
Agência do Banrisul de Novo Cabrais entregou um bolo aos
quatro prefeitos dos municípios envolvidos na ação
Crédito: Cristiano Silva/DECOM/PMNC
Publicidade
This website uses cookies.