A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em sete cidades do Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 70 cidades de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Com a medida, os municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas.
A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a cidades pernambucanas. São 61 as afetadas pela estiagem. Outras sete localidades do Rio Grande do Sul registram o mesmo tipo de desastre natural: Barra do Rio Azul, Candelária, Ibarama, Novo Cabrais, Sobradinho, Tunas e Vanini. Já os municípios de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, e São Tiago, em Minas Gerais, foram atingidos por chuvas intensas.
LEIA MAIS: Estiagem forma paisagem que assusta na Prainha de Candelária
Publicidade
O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.
LEIA MAIS:
Municípios da região acumulam prejuízos com a estiagem
Produtores rurais clamam por chuva
Publicidade
This website uses cookies.