“Grandes conquistas começam com pequenos passos.” A frase estampada no Salão da Comunidade Evangélica Luterana de Linha Ferraz, interior de Vera Cruz, dá o tom de um programa apoiado e incentivado pelo Sicredi que ganha cada vez mais espaço nas escolas da região da Sicredi Vale do Rio Pardo: as cooperativas escolares. Só na última semana, dois educandários da região passaram a contar com essa iniciativa: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Walter Dreyer, em Vera Cruz, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, em Rio Pardo.
Por meio do programa, os alunos criam as suas próprias cooperativas, ampliando as oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes, que passam a viver na prática as experiências de valores e princípios cooperativistas.
LEIA TAMBÉM: Professores orientadores do Programa Cooperativas Escolares participam de formação
Publicidade
Segundo o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, a atividade é organizada em fases. Cada uma dessas etapas tem uma finalidade. “Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos, liderança e cidadania. É uma iniciativa que busca formar protagonistas, empreendedores, pessoas que futuramente vão fazer a diferença nas suas comunidades”, ressaltou Petry.
No caso dos alunos da Emef Walter Dreyer, em Linha Ferraz, os estudos para implantação da cooperativa escolar iniciaram-se em agosto. Após uma caminhada cercada de expectativa, foi fundada no dia 27 de junho a Cooperativa Escolar Pequenos Passos, a primeira da rede municipal em Vera Cruz.
A assembleia foi acompanhada por autoridades, comunidade e imprensa. No evento, a estudante Renata Suelen Flores foi eleita presidente. Na oportunidade, também foram escolhidos os estudantes para compor os conselhos de Administração e Fiscal, bem como apresentada a marca, o plano de gestão e o estatuto da cooperativa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estudantes criam a primeira cooperativa escolar da rede municipal de Santa Cruz
Roda-Futuro
A assembleia geral de fundação da Cooperativa Escolar Roda-Futuro, da Emef Olavo Bilac, da localidade de Passo da Areia., ocorreu no dia 26 de junho. O projeto foi fomentado e desenvolvido desde abril do ano passado. O evento contou com autoridades e a comunidade escolar, culminando com a eleição da aluna Gabriela Kern da Rosa como presidente da cooperativa.
A assessora de programas sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, frisou a importância da fundação da cooperativa. “Os estudantes demonstram por meio do programa, seja por ações, planejamentos, aprendizados ou vivências, que é possível a transformação para um mundo melhor”, destaca.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade