Assim como aconteceu em Santa Cruz do Sul, que conta com um ambulatório de campanha instalado no Ginásio Poliesportivo desde segunda-feira, com 50 leitos para casos de observação, municípios da região se organizaram para montar estruturas temporárias semelhantes. O objetivo é centralizar o atendimento de pessoas que apresentem sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo e dificuldades para respirar, indicativos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Confira como cada município se organiza:
Venâncio Aires
O centro de atendimento respiratório está em operação nos pavilhões da paróquia São Sebastião Mártir (Rua Tiradentes, 748). A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas. A equipe é composta por um médico, duas enfermeiras e uma atendente. São dez leitos, para atender pessoas com sintomas leves. Em casos graves, a pessoa é encaminhada ao Hospital São Sebastião Mártir. Desde sexta-feira, quando o local começou a funcionar, foram atendidas 230 pessoas. A Prefeitura contou com o apoio de empresas para montar a estrutura. A população foi convidada pela Administração a doar travesseiros, que estão em falta no espaço médico. Na última atualização, 18 casos foram descartados e 15 seguem em análise.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ambulatório de campanha atendeu 56 pessoas em 24 horas
Vera Cruz
A estrutura, localizada na Escola Estadual Vera Cruz, o Polivalente (Rua Júlio Wild, 238), está pronta para uso. Serão três leitos na ala vermelha e três na amarela, com possibilidade de aumento, conforme a necessidade. Segundo a secretária de Saúde, Liseana Palma Flores, com o aumento no horário de atendimento no Posto de Saúde Central, até as 19h30, e mais o Hospital Vera Cruz (HVC), as equipes de saúde estão conseguindo dar conta do atendimento, não sendo necessário, por enquanto, a abertura do ambulatório. A secretária explicou que os pacientes que chegarem ao ambulatório logo serão separados por grau 1, 2 ou 3. No 1 ele é avaliado e logo liberado, no 2 fica em observação e no 3 vai para internação. “É importante destacar que os pacientes entram por um porta e saem por outra. Eles não terão contato uns com os outros até para evitar o contágio”, explicou. Vera Cruz teve até agora três notificações de casos suspeitos. Dois já foram descartados e um segue em investigação. Trata-se de uma mulher, de 64 anos, que apresentou febre e falta de ar. Ela está internada no HVC e aguarda resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Candelária
A Prefeitura vai abrir na segunda-feira um centro de atendimento para pessoas com sintomas respiratórios, no prédio do antigo colégio Ulbra Concórdia (Avenida Marechal Deodoro, 795). No local, irão funcionar dois consultórios, com dois médicos por turno, além de enfermeiras e técnicas de enfermagem, das 7 horas às 19 horas. Conforme a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, as demais unidades seguem funcionando normalmente. “A estrutura será específica para quem sentir problemas respiratórios”, informou. Se a pessoa apresentar sintomas graves, há o encaminhamento para internação no hospital. Com sintomas leves, é orientada a se manter isolada em casa. Candelária tem quatro casos suspeitos. As amostras foram enviadas para análise e o resultado deve sair na terça-feira.
Publicidade
Rio Pardo
O ambulatório de síndromes respiratórias foi montado na sede social do Clube Literário (Rua Andrade Neves, 317), com sete leitos. O espaço começa funcionar na segunda-feira e ficará aberto diariamente das 7 horas às 22 horas. A estrutura conta com três consultórios, posto de enfermagem e salas para medicação e nebulização. Em casos graves, os pacientes serão direcionados ao Hospital Regional, que já conta com uma área específica caso haja necessidade. As unidades básicas seguem abertas para atender a população nas demandas rotineiras. Hoje será realizada uma reunião com a equipe médica para o alinhamento de procedimentos. Rio Pardo contabiliza cinco casos suspeitos, três registrados ontem. Já foram descartados três casos.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade