Dois municípios da região fizeram alertas nessa quinta-feira, 13, à população sobre o aumento dos casos de dengue neste período do ano. A Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Sinimbu informou que o município já registra quatro casos positivos da doença e possui três pacientes em investigação, todos situados na região central. A Vigilância Sanitária de Venâncio Aires contabiliza 11 positivados desde janeiro. Apenas nas duas últimas semanas foram sete confirmados. Os bairros com ocorrências confirmadas são Cidade Alta, Macedo, Santa Tecla e União.
LEIA TAMBÉM: Número de casos de dengue aumenta em Sinimbu
Ações de prevenção, como aplicação de inseticida e realização de vistorias em residências, se intensificaram em Venâncio Aires. Entretanto, os profissionais têm encontrado muitas casas com possíveis criadouros. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, nos bairros em que há incidência os agentes identificam com frequência locais com recipientes contendo água parada. “São encontradas cisternas e caixas-d’ água mal fechadas ou sem telinhas. Há também piscinas sem limpeza. As pessoas precisam entender que é importante a eliminação de recipientes que possam acumular água”, avisa.
Publicidade
Ainda de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, com a circulação do vírus da dengue e com a volta da chuva no município, a tendência é que ocorram mais casos positivos. “Nós estamos cuidando para que o número de positivados não aumente e precisamos da colaboração da população.” Estão sujeitas à responsabilização as situações em que forem constatadas irregularidades e não houver a colaboração do proprietário. O contato para denúncias de imóveis com criadouros pode ser feito pelo WhatsApp (51) 99910 9500.
LEIA TAMBÉM: Quintal da Dengue leva o combate ao Aedes aegypti para escolas de Santa Cruz
A Secretaria de Saúde de Sinimbu recomenda que a população use repelente para evitar a contaminação. Outra orientação fundamental é evitar deixar água parada. O acúmulo contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, maior disseminação da doença. Por isso é indicado verificar diariamente potes, plantas, recipientes e todos os locais que podem acumular água, pois os ovos do mosquito conseguem sobreviver por um ano no ambiente.
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, ações contra a proliferação do Aedes aegypti ocorreram nessa quarta-feira na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonel Brizola, no Bairro São João. A equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou no educandário mais uma edição do Quintal da Dengue. Nessa quinta, a iniciativa foi realizada na Emef Felipe Becker, em Alto Paredão. Agendamentos para receber a atividade podem ser feitos no e-mail de dengue.vigilancia@santacruz.rs.gov.br.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.