A sexta-feira e o sábado, dias 17 e 18 de novembro, foram marcados por alto volume de chuva na região Centro Serra. Além da precipitação, o granizo atingiu, no entardecer do dia 17, várias localidades, especialmente em municípios como Lagoão, Arroio do Tigre, Passa Sete e Segredo, conforme registros que foram chegando inicialmente pelas redes sociais. Com a situação e o acumulado de chuva nas últimas semanas, que têm ocasionado também a quebra na produção agrícola dos municípios, os prejuízos se acentuam. Pelo estado, a forte onda de chuvas e tempestades tem deixado rastros de destruição.
Além de impactar no trabalho no campo, as chuvas intensas dos últimos dias causaram problemas nas malhas viárias municipais e, com o granizo, além de lavouras e galpões, residências tiveram seus telhados danificados, necessitando da rápida distribuição de lonas assim como de telhas de fibrocimento. A Defesa Civil de cada município, juntamente com servidores das Prefeituras, estiveram atuando desde os primeiros momentos para averiguar a situação, realizar abertura de estradas e bueiros, sinalizar e orientar sobre acessos e fazer a distribuição dos materiais para cobertura das casas.
Devido ao grande acumulado de chuva, equipes dos municípios da região ainda trabalham na melhoria das estradas, especialmente no interior. Pontes e pontilhões sofreram com a cheia dos afluentes. Em alguns pontos a água passou por cima e o trânsito chegou a ficar interrompido.
Publicidade
Conforme informações da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra), dos 13 municípios que integram a autarquia, nove anunciaram intenção de decretar situação de emergência. Lagoão, Passa Sete e Segredo decretaram na segunda-feira, dia 20; Arroio do Tigre na terça, 21; Sobradinho publicou decreto nesta quinta, 23; Estrela Velha, Lagoa Bonita do Sul, Tunas e Jacuizinho também estavam realizando levantamentos para publicação de decretos. Ibarama analisa dados e situação. Os municípios que já decretaram situação de Emergência aguardam pela homologação do Estado e reconhecimento a nível Federal.
No município de Arroio do Tigre, o alto volume de chuvas causou sérios transtornos. Pontes que ligam a sede às localidades do interior estiveram totalmente encobertas pela água. Nesses locais, o trânsito esteve bloqueado até que a água baixasse e as cabeceiras das estruturas passassem por vistoria. O prefeito Marciano Ravanello convocou equipes da Secretaria de Obras e Viação para que trabalhassem na desobstrução de bueiros em pontos mais críticos. De acordo com o prefeito, a enxurrada levou muitas pedras das lavouras até as estradas, redobrando a atenção dos motoristas ao trafegarem pela RSC-481.
As regiões de Linha Paleta, Vila Progresso, Linha Barrinha, Linha Tigre, Travessão e Linha Ocidental foram as mais atingidas pela queda de granizo. Muitas lavouras com tabaco foram atingidas, em uma fase bastante avançada da cultura, o que acentua os prejuízos.
Publicidade
Em Segredo, de acordo com a Defesa Civil Municipal, as localidades mais atingidas pelo granizo foram o Distrito de Bela Vista, Linha Fischborn, Linha Bonita, Linha Ferraz e Serrinha Alta. As pontes que ligam Segredo/Tamanduá e Segredo/Lagoão chegaram a ficar sem passagem devido ao volume de água. O prefeito Valdir José Rodrigues mobilizou equipes da Administração para distribuição de lonas e de Obras e Agricultura para desobstrução de estradas.
Em Estrela Velha, após o alto volume de chuva, a cabeceira da ponte sobre o Rio Jacuizinho, que faz a ligação entre Vila Itaúba (Estrela Velha) ao município de Arroio do Tigre, cedeu. O trânsito esteve interrompido no local, mas foi liberado no início da semana. Conforme o prefeito Alexander Castilhos, o volume de chuva foi entre 150mm a 180mm. Equipes da Prefeitura atuam na desobstrução de estradas. O município também teve registros isolados de granizo.
No município de Passa Sete, estradas que ligam a sede às localidades do interior foram obstruídas por água, desmoronamento de pedras e árvores, bem como abertura de valetas causada pela força da água. Em algumas localidades houve entupimento de bueiros, não oferecendo condições de tráfego. As regiões de Linha Brasil e Caçador, também registraram queda de granizo durante a passagem da tempestade, sendo cerca de 80 famílias atingidas (entre residências, galpões e estufas de fumo). Muitas lavouras com tabaco também foram atingidas, em uma fase bastante avançada da cultura, o que acentua os prejuízos. O prefeito Mauricio Afonso Ruoso convocou as equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil Municipal para trabalharem na desobstrução de estradas e bueiros em pontos mais críticos e na distribuição de lona e telhas de fibrocimento para auxiliar as famílias atingidas.
Publicidade
Em Sobradinho, de acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, Rotiére Guarienti, as chuvas vêm trazendo estragos tanto na parte de infraestrutura, em estradas, quanto na parte de produção, sendo o principal caso a cultura do trigo, a qual apresenta uma quebra de 55%, tanto em qualidade quanto em quantidade. Segundo o prefeito Armando Mayerhofer, a Decretação de Situação de Emergência se deu em função dos grandes prejuízos ocorridos nas estradas e também na produção agrícola do município, onde as perdas chegam a R$ 3.521.000,00 e o Decreto de Emergência possibilita que o município possa acessar recursos para providenciar o quanto antes a recuperação de bueiros, estradas e ainda buscar formas de auxiliar os agricultores atingidos.
Inaugurada em 29 de julho deste ano, a Ponte da Integração sobre o Rio Pardo, que ligava Lagoão a Gramado Xavier, foi levada pela força da água. Aguardada há pelo menos três décadas, a ponte que desde a metade do ano encurtava a distância entre Arroio do Sapo (Lagoão) e Linha Costa do Rio Pardo (Gramado Xavier), facilitando o deslocamento e acesso a outras regiões, já não pode ser mais avistada.
Além do grande volume de chuva, o granizo atingiu o município de Lagoão no entardecer da sexta-feira, 17. Residências ficaram danificadas e também houve registros em lavouras. As principais localidades atingidas pelo granizo foram Alto da Serra, Linha Borges, Alto Socorro, Santa Terezinha, Vila Freitas, Linha Brasil, Caçador, Ronda Grande e Posse do Trigo.
Publicidade
Além da atuação da Defesa Civil Municipal, foi acionada a Defesa Civil Estadual. Falando à Gazeta no sábado pela manhã, 18, o prefeito Cirano de Camargo salientou que muitas pessoas já haviam procurado a Prefeitura, com equipes sendo deslocadas ao interior para verificar a gravidade da situação e analisarem as ações a serem tomadas.
O prefeito também comentou sobre a situação da Ponte da Integração. Segundo ele, um projeto deverá ser feito e encaminhado à Defesa Civil Federal buscando reativar a passagem entre os dois municípios, de grande importância para o deslocamento e ligação ao Lagoão. “Não adianta querer achar culpados. Não existem culpados. Com a força da natureza não tem o que segure. Quanta coisa a gente viu nesse período recente, de pontes de quantos anos com problemas, sofrendo danos. Temos que erguer a cabeça e construir de novo”, salientou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.