O domingo de sol e calor registrado nesse domingo, 10, no Vale do Rio Pardo foi marcado por homenagens ao bicentenário da imigração alemã em municípios da região. Em Venâncio Aires, na Rua Osvaldo Aranha, um desfile composto por aproximadamente 400 pessoas, divididas em oito alas, encantou a comunidade local.
Ao longo da apresentação, além de recordar antigos costumes e tarefas dos povos alemães, tanto domésticos e de trabalho quanto de lazer, os participantes distribuíram chope, cucas e biscoitos ao público que acompanhava o evento. A atividade ainda contou com a presença do cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Oliver Bogdahn e do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Desfile temático movimenta rua central de Sinimbu
Publicidade
Depois do desfile, foi realizada uma bênção ecumênica em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, onde também aconteceram apresentações dos grupos de danças folclóricas. Em seguida, o almoço de integração aconteceu no pavilhão.
Participaram a Paróquia Católica São Sebastião Mártir, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, o Grupo Folclórico Die Schwalben, o Grupo Folclórico Grüner Jäger Volkstanzgruppe, o Grupo Folclórico Frey und Froh, o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, representantes de distritos venâncio-airenses, e a Associação Lustige Harmonietanzgruppe.
LEIA TAMBÉM: Marcha para Jesus lota o Centro de Santa Cruz do Sul
Publicidade
Vale do Sol comemorou os 33 anos com desfile
Outro município que prestou sua homenagem aos imigrantes alemães nesse domingo foi Vale do Sol. Para além do bicentenário, o desfile municipal realizado pelas ruas da cidade também marcou o aniversário de emancipação de Vale do Sol. O feito aconteceu há 33 anos, justamente no dia 10 de novembro.
O tradicional desfile não foi realizado no ano passado, mas voltou em 2024 com o tema “Nossas riquezas, nossas histórias – 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul” e foi um verdadeiro retrato cultural e histórico dos costumes locais.
LEIA TAMBÉM: Porco no Rolete reafirma sucesso em Linha Nova
Publicidade
Com a participação de 59 pelotões, o desfile reuniu autoridades, escolas, entidades, associações, empresas e grupos comunitários que desfilaram pela cidade, representando diversidade e identidade. Cada ala levou símbolos das contribuições que os imigrantes alemães trouxeram ao Rio Grande do Sul, enriquecendo ainda mais o evento com cores, vestimentas típicas, e referências à história local.
Além do desfile, a semana que antecedeu o feriado foi marcada por uma série de eventos culturais e comunitários, celebrando a Semana do Município. A programação foi encerrada no domingo, com a Festa da Melhor Idade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!