Um dos municípios com grande tradição religiosa na região, Candelária teve, nesta sexta-feira, 15, programação com a presença de centenas de peregrinos em romaria ao Morro Botucaraí. A Sexta-feira Santa começou com celebração e bênção dos chás, a cargo da Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Em seguida, a base do morro recebeu a encenação da Paixão e Morte de Cristo com o Grupo de Teatro Cara&Cor’Agem, da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev).
De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Candelária, Flávio Kochenborger, a peça reuniu cerca de 30 atores, que se preparam desde o início do ano para o espetáculo. “Já faz muitos anos que eles são os responsáveis por essa encenação. A última edição foi em 2019. Em 2020 e 2021, não houve em virtude da pandemia”, explica. A encenação ocorrerá na base do morro, entre a capela e a fonte de água.
LEIA MAIS: Veja a programação completa da Semana Santa no Vale do Rio Pardo
Publicidade
Em Rio Pardo, a programação da sexta-feira, 15, iniciou-se na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, pela manhã, com confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15 horas, ocorre a proclamação da Paixão. Às 18 horas, começa a procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade. Mas o evento mais esperado será o espetáculo Paixão e Morte de Cristo, às 20h30, que retorna neste ano ao Centro de Eventos Forno de Cal.
O espetáculo comunitário foi criado há 29 anos e, nas últimas sete edições, foi apresentado em outros locais. Agora ele volta à arena a céu aberto localizada nas proximidades da Praia dos Ingazeiros. A encenação ficou dois anos sem ocorrer em função da pandemia, e retorna agora com realização da Prefeitura e produção da Andarilhos Companhia Teatral. A direção é de Dmitri Rodrigues, com roteiro da dramaturga Letícia Mendes. Participam 60 atores da comunidade, e o ator Eduardo Ezequiel viverá Jesus Cristo. A entrada é gratuita.
Além da encenação, a programação vai trazer apresentações de estátuas vivas, promovidas pela Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, juntamente do grupo Gempoca. As estátuas poderão ser conferidas às 13h30 na Capela Senhor dos Passos, às 15 horas na Rua da Ladeira e às 16h30 na Praça da Matriz. Durante a procissão, elas estarão no Solar do Almirante, na Igreja São Francisco e em frente à Brigada Militar. A pasta orienta que o público poderá fazer fotos, mas não será permitido tocar nas estátuas vivas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Confira como ficam os serviços durante o feriado em Santa Cruz
Municípios também farão procissões
Além da programação com as encenações, vários municípios contarão com procissões durante as celebrações religiosas de hoje. General Câmara terá procissão às 16 horas, da Igreja Matriz São Nicolau até o Cemitério Municipal. Em Santa Cruz do Sul, na Catedral São João Batista, às 19 horas, será realizada a procissão luminosa do Senhor Morto, percorrendo as ruas no entorno da Praça Getúlio Vargas.
Publicidade
Também às 19 horas, em Boqueirão do Leão, a Paróquia São João Batista terá procissão da Via-Sacra; e em Encruzilhada do Sul, na Igreja Matriz Santa Bárbara, será realizada a procissão do Senhor Morto. Em Pantano Grande, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima terá procissão luminosa da Via-Sacra pelas ruas às 19 horas.
LEIA MAIS: Encenação da Paixão de Cristo em Rio Pardo retorna ao Forno de Cal
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
.