Um entrave burocrático que impediria a realização de obras estruturais na Escola Estadual José Wilke, no Bairro Avenida, em Santa Cruz do Sul, foi resolvido na noite dessa terça-feira, 2, com a aprovação da cedência da área onde está instalada a instituição de ensino. O Município encaminhou projeto ao Legislativo destinando a área para a Secretaria Estadual da Educação pelo prazo de 25 anos. Durante esse período, melhorias e investimentos poderão ser feitos para qualificar o ensino.
O coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho, e a diretora da José Wilke, Doriana Damé, acompanharam a sessão da Câmara e comemoraram a aprovação unânime. “Com isso, será possível dar andamento ao projeto de renovação da escola, que está enquadrada no projeto Escola Padrão, do governo do Estado”, salienta Moura. Ele reforça que a instituição é uma das 56 contempladas no Rio Grande do Sul com recursos do Avançar Educação.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa feita em cemitério leva estudantes da Educar-se a concorrer a premiação nacional
Publicidade
A expectativa da diretora Doriana é de que as obras sejam encaminhadas até o fim deste ano. “Era um anseio nosso, porque a escola é muito antiga e tem o espaço físico precário”, ressalta. As intervenções incluem mais salas de aula, banheiro, condições de acessibilidade, refeitório, secretaria, biblioteca e melhorias nas áreas de lazer e de recreação. O investimento previsto para a José Wilke vai permitir a ampliação do número de vagas, aproximando-se de 300 alunos. Atualmente, 230 estudam na instituição no regime de tempo integral.
LEIA TAMBÉM: Projeto desenvolvido em escola municipal leva cinema para as salas de aula
O projeto de cedência do terreno foi protocolado na última semana, o que, de acordo com o regimento da Câmara, não viabilizaria a votação ainda na sessão dessa terça. O líder do governo, Henrique Hermany (PP), solicitou, no entanto, acordo de lideranças para que seja incluído na pauta em caráter de urgência.
Publicidade
A necessidade dessa antecipação foi reforçada pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB). “Não há motivos para que essa matéria siga passando por sessões na Casa”, justificou. A sessão do Legislativo foi realizada na terça-feira em razão do feriado do Dia do Trabalho, na segunda. Gilvan Fernandes (PDT) assumiu a cadeira de Bruno Faller, que solicitou licença temporária.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade