ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Município aproveita nível baixo do rio para remover entulhos sob a ponte velha

Rio praticamente parou de correr sob estrutura histórica | Foto: Divulgação

A escassez de chuva nos últimos meses mais uma vez mudou a paisagem no leito do Rio Pardo no trecho da ponte velha, pouco abaixo da travessia da ERS-403 sobre o manancial e nas proximidades da estação férrea. A água praticamente deixou de correr sob a estrutura de 80 metros de comprimento e 4,5 metros de largura composta por longarinas de ferro e passagem de madeira sobreposta. A Secretaria de Obras, Trânsito e Serviços Essenciais de Rio Pardo aproveitou para fazer a limpeza dos galhos e entulhos que se acumularam junto aos pilares. A ação retirou 66 cargas de caminhão trucado.

LEIA MAIS:

A ponte em Rio Pardo é histórica. As primeiras tratativas para a construção datam de outubro de 1813, quando autoridades da Vila foram reunidas para ouvir a leitura de um ofício da Junta da Real Fazenda com a cópia do decreto de licença para as obras. Estudiosos estimam que a implantação ocorreu na década de 1820, pois relatos de viajantes, como o botânico francês August Saint-Hilaire, que esteve no município em 1820, e Arceni Isabelli, entre 1823 e 1824, apontavam a existência de uma construção que era motivo de orgulho para a comunidade e servia para transpor produtos comerciais. Feita com pedra e cal e grandes pilares, a edificação foi feita por escravos e passou por diversas reformas. A estrutura de ferro das laterais, por exemplo, foi implantada em meados de 1909 e construída pela empresa alemã Bromberg.

Publicidade

LEIA MAIS: Em dezembro de 2020, a ponte foi atingida por um incêndio; relembre

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta