Município aposta em projetos sustentáveis para incentivar separação correta de resíduos

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul tem realizado ações para incentivar a separação correta de materiais recicláveis. Um dos projetos é o Estações de Sustentabilidade, que consiste em contêineres náuticos instalados em quatro praças da cidade: Siegfried Heuser, Getúlio Vargas (Centro), Arroio Grande e Hainsi Gralow, do Bairro Verena. De acordo com dados do Município, semanalmente são retirados 60 quilos de cada local. Portanto, são 240 quilos por mês em cada ponto, totalizando aproximadamente uma tonelada mensal.

O chefe da divisão de resíduos sólidos da Prefeitura de Santa Cruz, Maurício Felipe Dopke, ressalta que, internamente, também são realizadas ações. “Estou passando nas secretarias, conforme cronograma, levantando dados sobre como ocorre a separação de resíduos na Prefeitura”. Outro projeto é o Troca Solidária, que em 2021 foi executado em três escolas e agora está tendo continuidade. “Neste ano, fizemos na Emef Dona Leopoldina e nesta quinta-feira, 19, será a vez da Emef Dr. Guilherme Hildebrand”.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura apresenta novo projeto de coleta seletiva

Publicidade

Ainda em 2022, o cronograma prevê mais nove visitas do programa em escolas. Conforme dados da Prefeitura, do ano passado até agora, o Troca Solidária já arrecadou 1.933,17 quilos de recicláveis e 87 litros de óleo de cozinha usado. Ao todo, foram trocados 1.722 quilos de alimentos. Dopke acrescenta que o projeto Recicla Santa Cruz é divulgado constantemente, por meio da entrega de fôlderes. “Em 2021 foram distribuídos mil fôlderes e, para este ano, já temos mais mil a serem entregues. Eles ficam disponíveis na secretaria também. Nos dias de entrega, abordamos os moradores próximos aos contêineres e também explicamos o funcionamento”.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.