Categories: Regional

Município abre diálogo com o IPHAE sobre o entorno dos prédios tombados

O prefeito de Santa Cruz do Sul Telmo Kirst esteve na capital do Estado, nesta quinta-feira, dia 2, quando foi recebido pelo secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. Acompanhado de uma comitiva formada pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, pelo procurador jurídico Rogério Machado e pelo vereador Ildoney Caspary, o encontro abriu o diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) com relação ao entorno dos prédios tombados no município.

Atualmente são tombados pelo IPHAE em Santa Cruz do Sul três edificações: a Casa das Artes Regina Simonis, o prédio onde atualmente funciona a Secretaria de Planejamento e Gestão e o Palacinho da Praça da Bandeira. De acordo com o secretário Jeferson, a ideia é iniciar um amplo debate entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, IPHAE e comunidade santa-cruzense, por meio de uma audiência pública a ser realizada ainda neste segundo semestre. “Como os prédios são tombados, há restrições para intervenções em uma ampla área de entorno. O que queremos é discutir o tema a fim de criar regras claras e diretrizes que, ao mesmo tempo em que garantam a preservação de nosso patrimônio histórico, não engessem o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou.

De acordo com o secretário da Cultura, o IPHAE virá a Santa Cruz do Sul para uma análise dos prédios e de seu entorno e nos próximos dias dará um retorno a respeito dos trâmites para a realização da audiência pública.

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.