Lutar contra o câncer pode ser devastador e doloroso, para o corpo e para a alma. Além de todo o desgaste físico e emocional, no caso das mulheres, ainda é preciso enfrentar mais uma dificuldade: os efeitos colaterais da doença e do tratamento.
A quimioterapia gera, na maioria das vezes, a perda de cabelos e pelos de todo o corpo, além de outras consequências, como ganho ou perda de peso, inchaço e cicatrizes. Mas, independentemente das dificuldades enfrentadas, algumas ações podem tornar esse caminho menos árduo.
LEIA TAMBÉM: ANS aprova incorporação de terapias contra câncer por planos de saúde
Publicidade
Foi pensando nisso que a empresária e coach Nadiane Nardi criou o Dia da Beleza. Após sofrer a perda da mãe por causa do câncer, sentiu a necessidade de fazer algo que pudesse ajudar as mulheres que estivessem passando por esse momento.
Desde 2018 ela está à frente do Projeto Empodera, em parceria com o Hospital Ana Nery, que é um grupo de apoio às mulheres que receberam o diagnóstico de câncer ou estejam em tratamento ou pós-tratamento oncológico. “Eu já trabalhava como coach e via o quanto essa ferramenta podia empoderar as pessoas e trazer grandes benefícios para a vida”, conta.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura e Hospital Ana Nery promovem ação voltada à saúde da mulher no Bairro Esmeralda
Publicidade
Graças a uma parceria com o salão Maison Beleza e Bem-Estar, cerca de 20 mulheres participantes do Empodera receberam nessa terça-feira, 7, de forma gratuita, serviços de beleza. A equipe do salão, formada por 14 profissionais, ofereceu tratamentos capilares, corte de cabelo, escova, manicure e pedicure e maquiagem.
“Eu trabalho com elas frisando, principalmente, o autoconhecimento e as emoções. Também com o visagismo e imagem pessoal, pois é um momento de grande transformação, em que elas perdem o cabelo, as sobrancelhas, as unhas; ficam fracas, o corpo muda, às vezes emagrecendo demais ou ganhando peso. Isso afeta a autoestima e a autoconfiança delas.”
Desde o início do Projeto Empodere, em 2018, o Dia da Beleza sempre foi feito anualmente, em parceria com algum salão ou cabeleireiro. Este ano, comenta Nadiane, está sendo especial por ser o primeiro após dois anos de pandemia. “É o momento para elas se sentirem lindas, do jeitinho que estão, com ou sem cabelos, diferentes ou não. Nesta jornada todas elas, com certeza, vão encontrar a sua melhor versão”, diz a organizadora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estudo do Inca revela que atividade física atua no controle do câncer
O fotógrafo Marcelo Corrêa, da Mac Fotografia, apoiador do projeto desde o início, fez fotos individuais das participantes para que elas possam eternizar a lembrança. Além da idealizadora do Projeto Empodera, Nadiane Nardi, que realiza esse trabalho de forma totalmente voluntária, vários outros profissionais da saúde contribuem para o desenvolvimento do grupo em Santa Cruz do Sul.
No decorrer dos encontros, profissionais e especialistas são convidados para dar palestras e ajudar a esclarecer dúvidas. Participam psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, advogados e médicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (51) 99995 0035 (com Nadiane), ou diretamente no ambulatório do Centro de Oncologia Integrado (COI), no Hospital Ana Nery.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Escolas de Santa Cruz recebem livro infantil que aborda tratamento contra o câncer
Em setembro do ano passado, Ana Paula Bicca da Silva descobriu o câncer de mama. Em outubro começou a quimioterapia. No Hospital Ana Nery, curiosa – como ela mesmo se intitula –, descobriu o Projeto Empodera por um folheto exposto em uma das salas e ligou imediatamente pedindo para participar.
“Foi onde eu me encontrei. E o Dia da Beleza é realmente muito especial. Eu gosto de estar sempre bem arrumada e isso, graças a Deus, não perdi com o câncer. Se a quimioterapia é às 8 horas, às 6 horas eu estou em pé me maquiando”, brinca. “Mas eu sei que nem todas são iguais a mim e precisam de uma ajuda para elevar a autoestima, porque a doença muda tudo.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem nova associação na luta contra o câncer
Ana Paula ainda não teve resposta completa do tratamento. Chegou a fazer uma cirurgia, mas constatou-se que ainda restava câncer no braço direito. Após seis meses de quimioterapia, a funcionária pública ainda será submetida a sessões de radioterapia e fará novas sessões de químio. Ela, que trabalha como servente, precisa fazer também um exame chamado BRCA, que não existe em Santa Cruz e só é oferecido de forma particular em Porto Alegre.
Para ajudar a custear o exame, além da consulta com um médico geneticista, mais as despesas com a viagem, Ana criou uma vaquinha online. O valor a ser arrecadado é de R$ 3,5 mil. Conforme ela, esse procedimento é necessário para que obtenha na Justiça um remédio capaz de ajudar na remissão da doença. O medicamento não é oferecido pelo SUS. Interessados em auxiliar podem acessar o link https://cutt.ly/NJDzqGx.
Emocionada, a proprietária do salão de beleza Maison Beleza e Bem-Estar, Ângela Cristina Goettems, disse que não esperava um dia tão alto astral como foi essa terça-feira. “É uma lição de vida pra gente. Embora nenhum de nós esteja livre, eu nunca havia convivido de perto com pacientes oncológicos. Então, não sabia o que esperar. Mas essas mulheres são especiais e de uma força e alegria incríveis.”
Ângela conta que há tempo buscava uma causa para ajudar, que fosse além de apenas uma ajuda financeira. “Estamos aprendendo muito com elas e certamente seremos parceiros nos próximos anos”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Rita Lee vence câncer no pulmão
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.